NOTÍCIA ANTERIOR
Facebook mostrará menos textos 'caça clique'
PRÓXIMA NOTÍCIA
Volkswagen proíbe funcionários de jogar Pokémon Go em fábrica
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/08/2016 | Informática
Site de BitTorrent ''Torrentz'' desativa busca e diz ''adeus''
Menos de um mês após o confisco dos endereços de internet do site "Kickass Torrents" e da prisão do polonês Artem Vaulin, acusado de administrar o site, mais uma página que listava conteúdo disponível na rede BitTorrent foi desativada na sexta-feira (5). O site "Torrentz" ainda está no ar, mas exibe uma mensagem de "adeus" em vez de apresentar os resultados de uma busca na página.

"Torrentz vai te amar para sempre. Adeus", diz a mensagem, na tradução para o português. O site estava no ar desde 2003.

Diferente do "Kickass Torrents", que tinha uma listagem própria de arquivos, o "Torrentz" era um mecanismo de busca agregador que listava arquivos de vários sites diferentes. Segundo a Alexa, que contabiliza audiência na internet, o "Torrentz" era 185º site mais visitado da web mundial.

O site chegou a ser bloqueado no Reino Unido e teve o endereço suspenso em 2014, mas não há registro público de processos civis ou criminais contra a página que poderiam ter motivado o desligamento repentino.

O site "TorrentFreak", especializado na cobertura de assuntos de direito autoral e internet, afirmou que a ação do site parece ter sido "voluntária", mas tomada com base no acúmulo de pressões legais contra sites de torrent, a exemplo do que aconteceu com o "Kickass Torrents".

BitTorrent
O BitTorrent é uma rede ponto a ponto (peer-to-peer, ou P2P, na sigla em inglês) que permite a distribuição de arquivos entre seus participantes. Sites podem listar uma grande quantidade de arquivos armazenando somente pequenas informações de referência por meio das quais os programas de BitTorrent podem procurar e baixar os dados.

Embora seja usada também para a distribuição de atualizações de alguns programas e jogos, a rede BitTorrent é muito usada para a obtenção de arquivos protegidos por direito autoral, o que tem atraído a atenção das autoridades policiais e de associações da indústria fonográfica.

Por Altieres Rohr - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.