NOTÍCIA ANTERIOR
Cebit mostra rádio para carro que acessa 16 mil canais na internet
PRÓXIMA NOTÍCIA
Lançada filmadora que aceita cartões de memória de até 32 Gb
DATA DA PUBLICAÇÃO 08/03/2009 | Tecnologia
Sistema rastreia "vídeos proibidos" do YouTube
Uma equipe do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) criou um sistema disponível na internet que mostra por que, quando e a mando de quem um vídeo foi retirado do YouTube. A idéia do projeto, chamado YouTomb, é mostrar os critérios que levam o site a remover vídeos.

Na realidade, o sistema não monitora todos os vídeos do YouTube. Entram no sistema, criado pelo MIT Free Culture, apenas os filmes mais vistos do site ou que foram mencionados em outras partes da internet.

Até esta segunda-feira (26), o projeto detectou cerca de 225 mil vídeos, em torno de 4.500 foram retirados do ar por questões de direito autoral e 14 mil por outras razões, como violação dos termos de compromisso.

Segundo o MIT, a instituição ficou "especialmente interessada" no assunto depois que o YouTube anunciou o lançamento de uma ferramenta que automatiza o sistema de análise de direito autoral no site.

"Como o YouTube não é muito transparente com os detalhes sobre esse processo e o software utilizado, o YouTomb foi concebido para jogar uma luz sobre as práticas do YouTube, educar o público em geral sobre o tema do direito autoral e dar uma ferramenta de pesquisa para usuários que tiveram seus vídeos removidos de maneira errada", afirma o MIT, na descrição do sistema.

Os vídeos removidos não estão disponíveis para serem assistidos ou baixados. É possível apenas ver um frame da produção e as informações sobre a remoção. O site mostra dados como a empresa ou entidade que pediu o embargo, a data da retirada, por quanto tempo o vídeo ficou disponível e o número de acessos que recebeu.

"O objetivo do projeto é identificar como o YouTube reconhece potenciais violações de direito autoral e também agrupar erros cometidos pelo algoritmo [do site]", afirmam os criadores do site.

Por Folha Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6337 dias no ar.