NOTÍCIA ANTERIOR
Donisete tenta impedir saída da viação Estrela de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Câmara de Mauá devolverá sucatas à Prefeitura
DATA DA PUBLICAÇÃO 20/04/2013 | Cidade
Sindicatos comemoram o Dia do Trabalhador
Os sindicatos da região já começam os preparativos para o Dia do Trabalho. Neste ano, assim como ocorreu em 2012, o Grande ABC só terá uma festa, que será realizada em São Bernardo. A comemoração é promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, que tem, neste ano, expectativa de público de aproximadamente 80 mil pessoas. Em 2012, a festa reuniu cerca de 90 mil.

Também participam do evento outros sindicatos filiados à CUT (Central Única dos Trabalhadores) como o dos Químicos e o dos Bancários. O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, da Força Sindical, também vai marcar presença neste ano

ATRAÇÕES - O show, que será realizado no Paço Municipal de São Bernardo a partir das 10h, tem participação de diversas atrações, como Zezé Di Camargo & Luciano, Bruno & Marrone, Rick & Renner, João Bosco & Vinícius, Edson & Hudson, Rionegro & Solimões, Sérgio Reis e artistas regionais. A principal apresentação da noite é a do cantor Zeca Pagodinho e tem previsão para acontecer às 19h.

O diretor de comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Vagner Sanches, destaca a tradição do acontecimento na região. "Essa manifestação teve papel muito importante na luta contra a ditadura militar e é fundamental hoje por trazer a pauta da classe trabalhadora", declarou.

O ato político da comemoração, que está programado para às 18h, tem como lema ‘Democracia na Comunicação'. De acordo com Sanches, o principal intuito é discutir sobre o modo como o empregados vem sendo retratado na mídia. "Os trabalhadores nunca são mostrados de forma fiel e a população comum ainda não tem acesso a todos os meios de comunicação. Vamos dialogar com os presentes a respeito desse assunto", disse.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, que, além da festa de São Bernardo, vai participar da comemoração da Força Sindical, no Campo de Bagatelli, na Capital, vai defender, entre outras causas, a jornada de 40 horas semanais e o aumento salarial. Segundo o presidente Cícero Martinha, é importante que o profissional participe das comemorações, lembrando do caráter histórico da data. "Além de falarmos de alegria, vamos refletir sobre a situação do trabalhador hoje, as condições de salário e de vida e sobre o mundo que vivemos."

Além do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano também marcará presença no Campo de Bagatelle.

Na Capital, shows e sorteio de prêmios marcam a data

A programação da CUT, que tem como tema ‘Desenvolvimento Econômico e Sustentabilidade’, tem início antes de maio. Segundo o presidente da CUT estadual, Adir dos Santos Lima, o assunto é atual e de interesse geral dos trabalhadores. “Lutamos pelo desenvolvimento sustentável, pois ainda temos modelo que não distribui a renda de forma igualitária. E a sustentabilidade é importante por estar dentro da agenda mundial que discute meio ambiente e qualidade de vida”, disse.

No dia 23, serão divulgados os ganhadores do primeiro concurso literário da CUT, que teve como tema trabalho decente. No dia 25, seminário internacional no Sesc Belenzinho discute reforma agrária, economia solidária, novos padrões de consumo, entre outros assuntos. Dia 28, ocorre o passeio ciclístico no Vale do Anhangabaú, que visa chamar a atenção das autoridades para as condições do transporte público e a manutenção de ciclovias e ciclofaixas.

E os shows já começam no dia 30, com a roda de samba no Vale do Anhangabaú, com a presença de artistas como o Grupo Katinguelê, Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Leci Brandão, entre outros. A festa do 1º de maio, também no Vale do Anhangabaú, tem início com o ato religioso, seguido pelo político e depois por apresentações de Fernando & Sorocaba, João Neto & Frederico, Oswaldo Montenegro, Alceu Valença, entre outros.

Segundo Lima, o trabalhador que participar das comemorações vai adquirir uma variedade de conhecimento. “Ele vai assimilar muita informação sobre as atividades. Vai ser um 1º de maio informativo.”

FORÇA SINDICAL - A Força Sindical vai realizar o tradicional show com sorteio de prêmios na Praça Campo de Bagatelle. Os trabalhadores sindicalizados podem retirar cupons para participação no sorteio de 19 carros Hyundai HB20 nos sindicatos filiados à Força, sendo seis na região.

Entre os artistas confirmados para a atração estão Bruno & Marrone, César Menotti & Fabiano, Leonardo, Inimigos da HP, Eduardo Costa, a banda Restart, a dupla de palhaços Patati Patatá, entre outros.

O tema da festa será os 70 anos da conquista da CLT, além da defesa do fim do fator previdenciário, igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, entre outros. Para o secretário-geral da Força Sindical, José Carlos Gonçalves, o Juruna, os trabalhadores que participarem terão lazer garantido. “É um dia de comemoração, e nós nunca tivemos problemas com segurança, todos têm colaborado. Além disso, temos o sorteio e a importância de ser um dia sagrado da luta dos trabalhadores não só no Brasil, mas também no mundo”, afirmou.

Por Yara Ferraz - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7680 dias no ar.