NOTÍCIA ANTERIOR
ABCD terá transmissão de energia elétrica duplicada nos próximos anos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Santo André participa de Semana da Ciência e Tecnologia
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/10/2012 | Setecidades
Sindicato quer mais fiscalização em obra após acidente fatal
Sindicato quer mais fiscalização em obra após acidente fatal Local do acidente na Rua Frei Gaspar, em São Bernardo, onde um operário morreu durante os trabalhos. Foto: Andris Bovo
Local do acidente na Rua Frei Gaspar, em São Bernardo, onde um operário morreu durante os trabalhos. Foto: Andris Bovo
Sintracom culpa empresa por morte de operário em obra de construção civil

O Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de São Bernardo e Diadema) irá encaminhar na próxima semana um oficio ao Ministério do Trabalho para cobrar mais fiscalizaçãos nas obras da Região. O intuito é evitar acidentes ou morte de trabalhadores. O sindicato ainda afirma que houve irresponsabilidade da Incorporadora ACS na obra particular no centro da cidade e que a morte do operário, Aureliano Pereira da Silva, 54 anos, quarta-feira (17/10) poderia ter sido evitada.

O secretário de Saúde e Segurança do Trabalho do Sintracom, José Nilson Alves Lacerda, explicou que são constantes os acidentes na área da construção civil e que é necessário mais agilidade do ministério nas fiscalizações. “Sabemos que muitos acidentes não são comunicados, e mesmo assim temos um número elevadíssimo de acidentes como queda de andaime, entre outros. Quando solicitamos a fiscalização, a média de prazo para que o ministério efetue é de seis meses. Nesse período a obra já até acabou, ou não está mais tão crítica como estava”. O oficio será encaminhado pelo departamento jurídico do sindicato na próxima semana. O objetivo é que a fiscalização evite mais casos como o do operário Silva.

No local - O acidente ocorreu por volta das 8h quando Silva fazia trabalho de perfuração dentro de uma cratera, que desmoronou. Um vergalhão atingiu o operário na altura do abdômen. Silva ainda foi socorrido pelo Samu, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu. De acordo com informações da polícia, a cratera onde Silva trabalhava servirá de alicerce para os prédios a serem construídos no local. A intensa chuva da madrugada que ocorreu na quarta é uma das hipóteses para as causas do acidente que será investigado pelo 1º DP (Distrito Policial) de São Bernardo. De acordo com a Defesa Civil do município, que esteve no local para avaliar o espaço, somente nesta madrugada choveu cerca de 10 milímetros.

A empresa - O secretário de Segurança do Sindicato afirmou ainda que o acidente na obra da Incorporadora ACS, na Rua Frei Garpar, 927, ocorreu por irresponsabilidade do engenheiro, que permitiu a continuidade do trabalho mesmo após a intensa chuva da madrugada, que deixou o solo encharcado. “É obvio que a terra iria ceder porque estava muito molhado, ele (engenheiro) não deveria permitir que esse serviço fosse executado. Ele colocou em risco a vida do trabalhador e o acidente foi fatal. E, antes de a polícia chegar, ainda mexeram no local do acidente para amenizar a culpa da construtora, tornando o local o mais possível dentro das exigências de segurança. Eu estava lá e vi", assegurou Lacerda.

A assessoria de imprensa da ACS Incorporadora informou que a Norpal Construtora, prestadora de serviço e responsável pela obra da Rua Frei Gaspar, em São Bernardo, lamenta profundamente o ocorrido e reafirma que todos os procedimentos de seguranças foram cumpridos. Na quarta-feira não houve atividades na obra desde o acidente, apesar de o local ter sido liberado pela perícia da Polícia Técnica. A empresa alegou que não modificou o local do acidente como o sindicato argumentou e que a polícia estava no local desde o momento que o resgate chegou.

Por Michelly Cyrillo - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.