NOTÍCIA ANTERIOR
Shopping prevê expansão de 16,25%
PRÓXIMA NOTÍCIA
Dia das Crianças movimenta o comércio da Região
DATA DA PUBLICAÇÃO 11/10/2010 | Economia
Sindicato denuncia Itaú por obrigar bancários a trabalhar
O Sindicato dos Bancários do ABC deve mover uma ação judicial por prática antissindical contra o banco Itaú Unibanco. De acordo com os sindicalistas, quatro bancários de uma agência na Vila Gerty, em São Caetano, foram coagidos a trabalhar, nesta quinta-feira (07/10), o que fere o direito de greve dos trabalhadores. A categoria realiza paralisações há dez dias em todo o País.

De acordo com a diretoria do sindicato, os trabalhadores só concordaram em abrir a agência, mesmo com menos de um terço do efetivo normal de funcionários – 14 bancários atuam na unidade –, por volta das 14h30, após “pressão” de policiais militares e do advogado da instituição financeira.

“O advogado apresentou uma liminar de interdito proibitório que havia sido rejeitada pela Justiça na quarta-feira (06/10), pois o sindicato não foi citado. Os policiais perguntaram se o pessoal queria trabalhar. Na frente do advogado, é óbvio que responderam que sim”, afirma o secretário-geral do sindicato, Eric Nilson Lopes. O dirigente afirma que a superintendência regional do banco ligou para os trabalhadores orientando o retorno ao trabalho.

De acordo com a presidente do sindicato, Maria Rita Serrano, os bancos privados utilizam as ações de interdito proibitório para causar pânico aos trabalhadores em todo o País. “A justificativa que o patrimônio está em risco não existe. Nossa manifestação é pacífica. A greve é um instrumento legal. Os bancos fazem isso para coibir a ação sindical”, denuncia.

A presidente critica ainda a distribuição da liminar inválida, realizada pelo banco, para as agências de outras cidades do ABCD. “A medida só valeria para São Caetano e, mesmo assim, não impediria a greve. Já soubemos de três liminares do tipo na Região. Nos próximos dias, o número deve crescer. É sinal de que a mobilização dos trabalhadores é forte”, indicou.

Consultada sobre as denúncias, a assessoria de imprensa do banco indicou, em nota, que “o setor bancário e sua entidade sindical, a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), tomarão as medidas judiciais para garantir o atendimento à população neste início de mês”.

Balanço - Na última quinta-feira, quinto dia útil de outubro, 125 agências fecharam as portas na Região. Em Santo André, uma unidade do Bradesco realizou atendimento aos aposentados após acordo entre a direção do sindicato e a gerência da agência. Os trabalhadores realizaram assembleia em frente à agência.

Por Vinicius Morende - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.