NOTÍCIA ANTERIOR
Apps de latino-americanos na Google Play crescem 60% em 12 meses
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hashtag #meuamigosecreto denuncia machismo no cotidiano
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/11/2015 | Informática
Sincronize arquivos e faça backups com o FreeFileSync
Este blog já destacou diversas vezes a importância dos "backups" - ter mais de uma cópia dos arquivos para poder recuperar seus dados quando um vírus destruir ou sequestrar seus dados - ou mesmo quando o disco de armazenamento falhar. Um dos desafios para fazer um backup simples é a sincronização de pastas: copiar tudo o que está na pasta onde você trabalha para a mídia do backup, mas copiar somente o que foi modificado deste backup anterior.

Existem diversos programas de sincronização de pastas disponíveis e o blog também já sugeriu um, da Microsoft: o SyncToy. No entanto, o SyncToy parece ter sido abandonado pela Microsoft, então é uma boa ideia procurar por alguma alternativa. Hoje o blog sugere o FreeFileSync, que é um programa grátis, multiplataforma e de código aberto.

O primeiro detalhe começa já na instalação do programa: ele inclui o OpenCandy, que é um "patrocinador de instaladores". Isso significa que, durante o processo de instalação, você provavelmente receberá uma "oferta" de um software sem relação e que você provavelmente não deseja. Redobre a atenção e desmarque esse programa "extra" quando ele for oferecido.

Uma vez instalado, o FreeFileSync tem uma interface totalmente em português.

Na esquerda você pode selecionar a pasta de origem. Na direita, a pasta que armazena o backup dos seus arquivos. Aperte F8 ou clique na engrenagem da direita para abrir as configurações de sincronização.

Para um backup, a configuração ideal é "espelhar". Nessa configuração, a pasta da direita ficará sempre idêntica à pasta da esquerda. Se você modificar algum arquivo no seu backup, ele sempre será sobrescrito com o que está na pasta original e nunca há risco de qualquer conflito ou erro fazer com que os arquivos da pasta original sejam perdidos.

Outra opção válida para backup é a "Atualizar". Nesse caso, arquivos que forem apagados continuarão existindo na pasta de backup. Os arquivos são, portanto, "eternos". Às vezes isso pode ser interessante para manter arquivos ou conteúdo antigo, por exemplo.

"Dois Sentidos" é a sincronização total, em que o FreeFileSync compara as duas pastas e copia o arquivo que foi atualizado mais recentemente para a outra pasta, não importa de qual "lado" (esquerdo ou direito) a pasta esteja. Tenha cuidado com essa opção, já que pode acontecer de arquivos novos serem entendidos como arquivos que foram apagados e aí você acabará perdendo seus arquivos. Confira a ação que será realizada com os arquivos para certificar de que arquivos novos não serão apagados.

Também pode ser uma boa ideia marcar "permanentemente" em "apagar arquivos". Caso contrário, sua lixeira pode ficar com vários itens após um processo de espelhamento em que arquivos foram removidos, se o disco em questão tem uma lixeira.

Você pode excluir pastas e arquivos da sincronização na aba "Filtros". Digamos que você tenha uma pasta de arquivos temporários ou downloads, por exemplo, que você não queira sincronizar. Basta acrescentar "Downloads" ou "Temporários" nos filtros. Não é preciso colocar o caminho completo da pasta, apenas o caminho a partir da pasta configurada na sincronização.

Você pode salvar as configurações da sincronização configurada clicando no disquete ou em Arquivo > Salvar. Você pode ter várias configurações de sincronização diferentes (com suas próprias pastas e configurações de sincronização) e alternar entre elas no painel "Configuração" à esquerda.

Para iniciar a sincronização, clique primeiro no botão "Comparar". Confira se os resultados estão corretos e então clique no botão "Sincronizar". Abaixo dele você verá o nome da tarefa que será realizada, como "Espelhar", "Dois Sentidos" ou "Atualizar".

Você ainda pode usar "Arquivo > Salvar como tarefa em lote" para criar um arquivo que pode ser executado (basta dar dois cliques para iniciar o processo de sincronização). Você também pode usar o recurso de "Tarefas Agendadas" do Windows para abrir esse arquivo com o FreeFileSync e realizar um agendamento periódico do backup.

É importante, porém, destacar o seguinte: embora um backup periódico seja importante, não é recomendado que a mídia de backup esteja o tempo todo conectada ao seu computador. Caso contrário, uma contaminação por vírus pode acabar infestando o backup antes de ser percebida. Se você realmente não quer perder nenhum arquivo, você precisará de mais de uma mídia de backup: uma para backups frequentes e outra para backups mais distanciados.

Caso contrário, você sempre corre o risco de não perceber quando algum problema começa a aparecer em seus arquivos e perder também o seu backup.

Por Altieres Rohr - G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Informática
19/09/2018 | Grupo Renault Nissan terá sistema operacional Android em seus carros
18/09/2018 | A corrida para a criação do computador mais poderoso da história
11/06/2018 | Google tira ovos de emoji de salada para agradar veganos
As mais lidas de Informática
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.