NOTÍCIA ANTERIOR
Teatro Municipal de Mauá apresenta ''Fabio Rabin''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Operário morre em deslizamento de barranco
DATA DA PUBLICAÇÃO 14/04/2011 | Cidade
Simulado com múltiplas vítimas aperfeiçoa equipe do Nardini
O trabalho extra e intrahospitalar do Hospital Dr. Radamés Nardini também fez parte da força tarefa testada pelo I Simulado de Acidente de Tráfego com Carga de Produto Perigoso – Atendimento a Múltiplas Vítimas, realizado no último domingo (10/04) no Paço Municipal de Mauá. O objetivo da Prefeitura foi aprimorar a integração das equipes que atuam no atendimento e prevenção de ocorrências graves no Município.

A diretora técnica do Hospital Nardini-Fundação do ABC, Dra. Rosa Maria Pinto Aguiar, explica que a ação extrahospitalar -- socorro às vítimas ainda no local do acidente -- é uma das fases mais importantes do atendimento, já que o objetivo é salvar o maior número possível de pessoas. "É neste momento que se realiza breve triagem onde vítimas em estado grave, leve e em estado de observação são separadas em locais identificados pelas cores verde, amarelo, vermelho e cinza. Estas cores servem como referência para a que os socorristas possam prestar atendimento mais eficaz, encaminhando cada qual para ambulâncias e hospital adequado à sua necessidade. Esta metodologia facilita a remoção e socorro das vítimas em estado grave”, explica.

O simulado teve continuidade dentro do Nardini, onde médicos e enfermeiros receberam os acidentados na fase intrahospitalar, realizando o atendimento de múltiplas vítimas e propiciando às equipes médicas a oportunidade de testar e avaliar a capacidade de trabalho em situações críticas. “Não podemos transferir o caos da cena do acidente para o hospital e o hospital tem que estar preparado para situações de catástrofes com múltiplas vítimas , completa Dra. Rosa.

O exercício vem ao encontro da necessidade de integração de diversas equipes envolvidas nesse tipo de ocorrência, como Hospital Nardini-FUABC, Defesa Civil da Prefeitura de Mauá, Corpo de Bombeiros, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Associação das Indústrias do Pólo Petroquímico do Grande ABC (Apolo), Plano de Apoio Mútuo (PAM) do Polo Petroquímico de Capuava, Polícia Militar, Cetesb, Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), Suatrans, Pamcary, e Guarda Civil Municipal. A participação do Hospital Nardini teve como objetivo aprimorar a capacitação dos profissionais ligados ao atendimento a emergências.

Por Informações à Imprensa com Thiago Paulino - Hospital Nardini-FUABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.