NOTÍCIA ANTERIOR
Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni começam no dia 27 de março
PRÓXIMA NOTÍCIA
Inscrições para bolsas remanescentes do Prouni começam nesta segunda-feira
DATA DA PUBLICAÇÃO 24/03/2017 | Educação
Simulação de leilão de alunos negros como escravos em aula revolta pais nos EUA
Simulação de leilão de alunos negros como escravos em aula revolta pais nos EUA Cartaz produzido para aula de história nos EUA causa polêmica sobre venda de escravos (Foto: Reprodução/Facebook)
Cartaz produzido para aula de história nos EUA causa polêmica sobre venda de escravos (Foto: Reprodução/Facebook)
Diretoria de ensino diz que simulação foi ideia de alunos durante atividade de professor substituto. Em outra escola, alunos fizeram cartazes polêmicos.

Alunos do quinto aluno da educação básica de uma escola dos Estados Unidos participaram de uma aula de história sobre a escravidão que revoltou pais. A atividade foi realizada após um professor substituto de história pedir que os estudantes fizessem um trabalho sobre o tema: um dos grupos da sala decidiu filmar uma simulação da "venda" de escravos, utilizando seus colegas de classe negros como mercadoria.

A simulação ocorreu no começo do mês na escola Jefferson Elementary School, em Maplewood. De acordo com a rede de televisão CBS, a direção da escola afirmou que o professor permitiu que os alunos usassem a criatividade para descrever o período de escravidão.

Durante a apresentação dos trabalhos, além das apresentações em Power Point, um dos grupos filmou e apresentou uma encenação improvisada de um leilão de escravos.

Em uma carta enviada aos pais, o diretor disse que a simulação foi realizada enquanto o professor titular da disciplina estava de licença para uma cirurgia com um dentista. O diretor disse que a atividade não era parte do currículo, não era tolerada pelo professor e não era autorizada pelo distrito.

De acordo com a direção de ensino, a decisão de reencenar o ato partiu exclusivamente dos estudantes. Ao rever o vídeo, educadores disseram que o tema foi tratado com superficialidade pelos estudantes, o que aponta que a escola terá necessidade de preencher a lacuna na aprendizagem do tema para que todos compreendam a barbárie do período da escravidão.

A atividade foi discutida em um conselho de educação. A coordenação do distrito educacional pretende promover um evento que vai reunir pais e estudantes para debater o tema. Além disso, uma assistente social vai acompanhar os alunos.

Debate sobre cartazes

O vídeo sobre o leilão não foi a primeira polêmica no distrito despertada durante o ensino da colonização dos EUA. Também neste mês pais se disseram chocados com atividades da South Mountain Elementary. Nesta escola, a controvérsia ocorreu depois que um professor pediu que alunos produzissem cartazes sobre o leilão de escravos.

Por G1
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.