NOTÍCIA ANTERIOR
Visual off-road é o que conta
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pioneer mostra linha High-End 2008
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/07/2008 | Veículos
Show car, tuning, dub ou custom?
Que muitos seres humanos têm uma relação íntima e estrita com os carros, isso não chega a ser novidade nem aqui, nem na China. No entanto, a realidade é que a cada dia cresce o número de aficionados incondicionais por essas máquinas de quatro rodas, que acabam deixando o convencional e aderindo a outras formas de expressão automotiva: tuning, show car, dub e custom.

O que significa cada uma dessas palavras? O Diário foi procurar as respostas em oficinas e lojas de São Paulo e do Grande ABC.

No entanto, o que descobrimos é que não existe uma definição específica para esses termos de origem norte-americana, mas características peculiares e exclusivas que os tornam sutilmente diferentes entre si.

Então vamos por partes. O dub é o mais simples de todos os estilos e o mais utilizado pelos milionários e extravagantes rappers dos Estados Unidos. De acordo com Alessandro de Oliveira Medeiros, proprietário da Danfer Sound e um dos nomes mais respeitados no ofício de transformar carros, o dub "mantém as características externas do veículo, mas o equipa com grandes rodas cromadas (acima de 20 polegadas) e um sistema de som e imagem (DVD player) de altíssima qualidade".

É importante ressaltar que, ao contrário do tuning, do show car e do custom, o dub não cai bem em qualquer veículo. "Normalmente são utilizados carros de grande porte, especialmente SUVs (utilitários esportivos), e a maioria da cor preta. Nos carros ditos ‘populares' o dub não fica legal", explica Medeiros.

A forma que mais se aproxima do dub é o custom. Especialista neste tipo de serviço - apesar de possuir ‘know-how' nos demais estilos -, Batistinha, proprietário da Batistinha Garage, revela que o custom se destaca por fazer pequenas alterações no visual do veículo, mas sem alterar a sua essência. "O estilo custom não descaracteriza o carro. Costumamos respeitar as linhas primárias, promovendo apenas modificações que combinem com ele", destaca o especialista.

"As pessoas olham um carro customizado, identificam alterações que foram feitas, mas não conseguem explicar o que exatamente foi transformado", completa Batistinha.

Tuning - Popularizado no Brasil após o sucesso do filme Velozes e Furiosos, o tuning é o mais conhecido entre estes estilos por aqui. Sua particularidade está em modificar completamente o veículo no design externo, interno e na parte mecânica. No entanto, todas as alterações promovidas devem respeitar as normas de trânsito vigentes no País.

"No tuning muda-se a cor do carro, coloca-se apetrechos que muitas vezes tiram a essência do veículo, como aqueles aerofólios enormes", detalha Batistinha. "Às vezes não há, no tuning, modificações mecânicas para o ganho de potência, mas apenas no visual do propulsor, acoplando peças metálicas a determinados componentes."

Por fim, chegamos ao show car. Não costumamos ver esse tipo de máquina nas ruas, mas em grandes eventos - automotivos ou não. Quem nunca se deparou com um carro laranja metálico, com o teto cortado, um sistema de áudio e vídeo de última geração (e ensurdecedor), completamente rebaixado, com rodas extremamente chamativas e um interior mais do que estilizado? Bom, este é um show car.

"Este tipo de veículo é feito normalmente a pedido de empresas para dar um toque especial a alguma festa, feira ou lançamento", explica Alessandro Medeiros. "Eles ficam montados durante um ano e, depois que viram figurinha carimbada em diversos eventos, acabam perdendo a graça e sendo desmontados", completa.

Batistinha, por sua vez, classifica de forma mais simples o show car: "É um carro feito para ficar parado e não para circular pelas ruas e avenidas como os demais estilos - tuning, dub e custom."

Região está bem representada
Um dos principais centros automotivos do Brasil, o Grande ABC também está na rota dos profissionais especializados em transformar carros em ‘possantes' e máquinas em supermáquinas.

Entre as diversas oficinas - que mais se parecem com verdadeiros ateliês - existentes na região, a que mais se destaca no segmento é a Leandrini, localizada em São Caetano e com uma filial em São Paulo.

Segundo Willy Leandrini, proprietário da empresa que leva seu nome, é muito subjetivo definir o que é, por exemplo, um show car. "Para mim, show car é qualquer tipo de veículo que pode ser exposto em uma feira ou evento", opina o especialista. "Não necessariamente ele precisa ser espalhafatoso", completa.

Acostumado a mexer com equipamentos de áudio e video de última geração e com carros das marcas mais desejadas do mundo, como Audi, Mercedes, BMW, Porsche, Ferrari, entre outras, Leandrini não é muito adepto do show car que modifica completamente as características do carro. "Não faz muito meu estilo".

No Grande ABC, a Leandrini, que está completando 25 anos de existência, fica localizada na Rua Nelly Pelegrino, 651/659. O telefone é 4238-4379.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.