NOTÍCIA ANTERIOR
Cerca de 45% dos restaurantes de São Paulo aumentaram segurança após onda de assaltos
PRÓXIMA NOTÍCIA
Manifestantes bloqueiam estrada do M'Boi Mirim
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/04/2011 | Geral
Shoppings mantêm cobrança de estacionamento e aguardam publicação de decisão do TJ
A maior parte dos shoppings do Rio e do Grande Rio decidiu na terça-feira não alterar a forma de cobrança de seus estacionamentos até que a decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio , que considerou inconstitucional a Lei 5.862/2011 , seja publicada no Diário Oficial, o que deve ocorrer nos próximos dias. Até lá, os estacionamentos manterão a cobrança fracionada. Na prática isso quer dizer que o preço da vaga continuará muito mais alto se comparado ao cobrado antes de janeiro, quando a lei, de autoria da deputada estadual Cidinha Campos (PDT), foi sancionada pelo governador Sérgio Cabral.

O subsecretário adjunto dos Direitos do Consumidor do Procon, Bonifácio Novellino, disse ontem que o órgão está aguardando que a Procuradoria Geral do Estado recorra da decisão do TJ no Supreno Tribunal Federal (STF).

- Já estávamos preparados para interditar os estacionamentos reincidentes. Haveria uma interdição temporária de 24 a 48 horas. Mas, por enquanto, as multas aplicadas nesses estabelecimentos estão sem efeito.

"O cliente poderá ter esse dinheiro devolvido em dobro. Além disso, esse tíquete é uma prova que o consumidor tem caso queira formalizar uma queixa. Só esse bilhete formaliza a relação de consumo
"

Procon: consumidor deve guardar tíquetes

Novelino aconselha aos consumidores que utilizam esses estacionamentos a guardarem os tiquetes. Segundo o subsecretário, no futuro eles poderão ser beneficiados caso o Supremo reveja a decisão do TJ:

- O cliente poderá ter esse dinheiro devolvido em dobro. Além disso, esse tíquete é uma prova que o consumidor tem caso queira formalizar uma queixa. Só esse bilhete formaliza a relação de consumo.

Desde janeiro, a lei que muda as regras da cobrança pelo tempo de permanência em estacionamentos no estado, provocou uma enxurrada de recursos na Justiça. A decisão de anteontem do TJ vai ao encontro do desejo do Sindicato das Atividades de Garagens, Estacionamentos e Serviços do Estado, que beneficia todas as atividades e operações do setor.

Por Marcelo Dutra - O Globo, no Rio
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.