NOTÍCIA ANTERIOR
Corredores só ficarão prontos em 2020
PRÓXIMA NOTÍCIA
Vítimas de assalto dentro de ônibus têm direito a indenização
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/08/2016 | Setecidades
Shoppings do Grande ABC ganharam 24 lojas neste ano
Shoppings do Grande ABC ganharam 24 lojas neste ano Foto: André Henriques/DGABC
Foto: André Henriques/DGABC
Lojas com menos consumidores, maior quantidade de produtos em estoque e medo crescente do desemprego. Trata-se do atual cenário econômico da região. Porém, em meio a essa conjuntura, já foram abertas 24 lojas nos nove shoppings do Grande ABC, e outras 19 serão inauguradas até dezembro, totalizando 43 novas operações. O volume é 23,2% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, quando a soma chegava a 56 estabelecimentos, conforme apuração do Diário.

Mas não foi apenas o número de novas lojas que recuou. De acordo com previsão do IPC Marketing, o Grande ABC vai movimentar, neste ano, R$ 66,9 bilhões em consumo. Embora o valor supere os R$ 65,2 bilhões de 2015, ainda representa queda real de 7,35% – descontada a inflação do período, que, de acordo como IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), encerrou o ano passado em 10,67%.

Embora os complexos de compras da região dificilmente detalhem a quantidade de lojas fechadas no mesmo período, a movimentação de abre e fecha nos últimos meses chama a atenção. “Historicamente, nos shoppings, quando a economia vai bem, a ocupação é extremamente alta. Como estamos em um momento dúbio, é natural o movimento de abertura e fechamento acelerado”, explica o especialista em varejo e indústria de bens de consumo e diretor da Mixxer, Eugênio Foganholo.

“Estamos em condição de crise, e a abertura e o fechamento de lojas é fenômeno absolutamente ligado a isso. Além disso, a construção de muitos shoppings na região, como ocorreu nos últimos anos, cria concorrência entre eles”, explica o gestor do Instituto de Pesquisas da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), Leandro Prearo.

Em Diadema, o shopping Praça da Moça tem como destaque de abertura a loja Carrefour Express. Além do supermercado, as lojas que devem abrir ainda neste ano são: Artwalk (especializada em tênis), a Minigrife (moda infanto-juvenil) e a Casa do Joalheiro. Entre as recém-inauguradas estão o Studio Premier (salão de beleza e estética), Dryart (limpeza automotiva) e a Pink Print (gráfica). Entre as pop-ups (lojas temporárias) estão a Preta Bacana (moda feminina) e a Le Casa (especializada em artigos do lar).

“A vacância registrada no primeiro semestre, em razão da crise, já foi preenchida com novas locações. Em relação ao mesmo período do ano passado estamos com saldo positivo. Tivemos redução de vacância de 16%”, explica o gerente de marketing do shopping Praça da Moça, Danilo Senturelle.

No Golden Square Shopping, em São Bernardo, foram inauguradas sete lojas nos últimos meses, entre elas a Universidade Estácio, o bar e comércio Ressacaria, o restaurante Folha de Uva, a agência de viagens Latam Travel e a Santo Acessório. Neste período, apenas uma operação foi fechada. “É natural a renovação em nosso mix de lojas, visto que o empreendimento está em processo de maturação”, explica o gerente de marketing do shopping, Thiago Braga.

Segundo ele, já está confirmada para as próximas semanas a inauguração de mais nove lojas, entre elas a Kalunga, Hering, Bella Barriga (para gestantes), Lupo, Código Girls (moda jovem feminina), o restaurante Loucos por Churrasco e a clínica de estética Corpo e Sorriso. “A situação do Grande ABC não é diferente da do restante do País. A oferta de shoppings na região condiz com a economia e o comportamento daqui. O Golden está investindo em novas opções de compras para fortalecer cada vez mais o hábito de consumo dos moradores.”

O Atrium Shopping, em Santo André, também têm algumas inaugurações programadas já para os próximos meses. No mix estarão presentes as Lojas Renner, em setembro, o Giraffas e a academia Inova, que devem ser abertos até outubro. Já foram inaugurados a clínica Dr. Alegria. a Live Multimarcas (moda jovem), a Ravenna (calçados femininos), a ótica Look Soul e o restaurante Nonno Pasini.

O Mauá Plaza Shopping está com quase 100% de seus espaços em funcionamento, já que nos últimos meses foram feitas reformas e remodelações em algumas lojas, além das outras operações que chegaram ao empreendimento nos últimos meses, entre elas a concessionária Ford, livraria Era uma vez, Bee First (moda feminina), quiosques Animal Toys e o oficial do Palmeiras, academias Store e Evoque, loja Quiver (moda surf), Móveis Imigrantes e restaurante Yoi Roll’s & Temaki. Nos próximos meses vão abrir Kidstok (moda infantil), Feitio Shoes (calçados) e Khatamy Moda Feminina Plus Size.

O Grand Plaza Shopping, de Santo André, e o Shopping Metrópole, de São Bernardo, não informaram se houve inaugurações no período. O ParkShopping São Caetano, o Shopping ABC, em Santo André, e o São Bernardo Plaza Shopping informaram que, por serem companhias de capital aberto, não poderiam repassar esses dados. No mês passado, porém, a Swarovski (acessórios de moda e objetos de decoração) abriu loja no ParkShopping São Caetano.

QUATRO EM DEZ - Prearo, da USCS, aponta que a cada dez pessoas que frequentam os shoppings do Grande ABC, só quatro delas vão para fazer compras ou comer nas praças de alimentação. O restante, vai apenas para passear. “Os shoppings deixaram de ser centros de compras e passaram a ser um local para lazer. Não à toa há salões de jogos, praça de alimentação, teatro, cinema e atividades culturais para crianças”, afirma o especialista. “O shopping abrange todas as classes e atende a esta demanda. Em contrapartida, você tem corredores de shoppings lotados, mas quase ninguém dentro das lojas”, comenta Prearo.

Por Paula Oliveira - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6234 dias no ar.