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DATA DA PUBLICAÇÃO 29/01/2010 | Economia
Shoppings da região engrossam coro por prorrogação do IPI
Agora é a vez dos shoppings pedirem a prorrogação da redução do IPI (Imposto sobre produtos Industrializados) sobre vendas de geladeiras, fogões e lavadoras. O fim do benefício fiscal está previsto para domingo, dia 31. Ontem, a Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping) anunciou apoio às entidades que reivindicam a manutenção das alíquotas reduzidas. O setor espera que a decisão do Ministério da Fazenda sobre a prorrogação seja anunciada hoje.

Segundo o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, lojistas de shoppings também tiveram lucros aumentados de abril de 2009 até este mês, período em que vigorou a redução do imposto para a linha branca. "O setor de eletrodomésticos ficou ainda mais forte, pois atraiu novos consumidores e fidelizou os demais, reforçando com isso, o cenário econômico do País. Nossa expectativa é de que possamos usufruir ainda mais deste incentivo", afirma Sahyoun.

Apesar de serem minoria nos centros de compras da região, o diretor de relações institucionais da Alshop, Luis Augusto Ildelfonso da Silva, explica que as redes de eletrodomésticos atraem clientes pela força da publicidade. "Para os shoppings tem sido bom porque essas lojas trazem fluxo grande de pessoas, são como âncoras: ocupam espaço na mídia televisiva e impressa e isso carrega para shoppings volume maior de consumidores que buscam comodidade na hora de comprar", diz.

O diretor pontua ainda que o crescimento das vendas de linha branca permite também a manutenção de funcionários contratados no fim de ano. "O IPI deixa o comércio ativo. As empresas estão com seus quadros de funcionários estabelecidos e isso só ajuda ao setor comerciário", atesta.

Silva alerta que o crescimento nas vendas do ano passado - que no Grande ABC aumentou em 30% graças à diminuição do IPI - fez com que grandes redes começassem a estabelecer-se dentro dos shoppings. "Aumentou bastante o número de lojas de eletroeletrônicos instaladas nos centros comerciais e a proporção está cada dia crescendo mais."

O diretor da Alshop avalia que, com a veiculação de publicidades anunciando o fim do IPI para este domingo, os shoppings devem ter circulação maior do que em um fim de semana normal. "O consumidor que tem a necessidade de comprar antes que acabe o estoque vai correr para ter esse benefício. Isso também deve ajudar na venda de outros artigos. A grande vantagem do shopping é que após a compra o consumidor vai passar em outras lojas antes de ir para casa."

Compromisso
Grandes redes afirmam que vão manter os preços até o fim dos estoques. A perspectiva é que novos valores comecem a ser comercializados daqui 45 dias. Na região, Coop, Walmart e Extra, Extra Eletro e outras redes do Grupo Pão de Açúcar comprometeram-se a vender pelo preço atual até o fim dos estoques.

O varejo aplica desde abril o incentivo na comercialização de itens da linha branca. A Alshop afirma que, no Natal, o setor apresentou avanço de 20% em relação à mesma data de 2008. Apesar do apoio de entidades que aguardam a boa notícia, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, deu sinais, em dezembro, de que o governo federal não pretendia estender o benefício, que já foi renovado três vezes.

Por Paula Cabrera - Diário do Grande ABC
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