NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeitura de Mauá recebe a doação de três computadores
PRÓXIMA NOTÍCIA
Empresas abrem vagas para estudantes
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/09/2007 | Cidade
Shoppings contratam 1.370 temporários
Até dezembro, as lojas dos 640 shoppings do País irão oferecer 93 mil vagas de empregos temporários. Um crescimento de 10% em relação ao ano passado, quando o número de vagas chegou a 84,4 mil. No Grande ABC, a estimativa é que os quatro shoppings criem pelo menos 1.370 oportunidades neste mesmo período.

O Shopping ABC Plaza, em Santo André é o que oferece mais vagas: 700 até o final do ano, seguido pelo Metrópole, com 600. As funções variam entre atendentes, operadores de caixa e repositores.

A duração do contrato, em geral, é de três meses, mas pode variar de loja para loja. O Shopping Mauá não forneceu os dados.

"As contratações são para o período de Natal e se estendem, normalmente, até janeiro para as vendas de liquidação”, explica o diretor de relações institucionais da Alshop (Associação Brasileira de Lojistas de Shopping), Luís Augusto Ildefonso da Silva.

Ele atribui o aumento à construção de novos centros de compra – em 2006, o País contava com 622 shoppings, 18 a menos que neste ano _ e à melhoria da condição financeira da população.

Para o professor de economia da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), Claudemir Galvani, o crescimento econômico do País, a queda do desemprego e as facilidades no crédito são as principais justificativas para o aumento de contratações.

"Além das facilidades de pagamento, temos muito mais gente trabalhando e com mais renda”. Quando aumenta o número de compradores, aumenta também o de vendedores.

Oportunidades - Cerca de 30% das pessoas que começam a trabalhar como temporários são efetivadas. É o que aponta a pesquisa feita pela Alshop. “No comércio este é o melhor período para se encontrar emprego”, afirma Idelfonso. A efetivação, na maioria dos casos, só depende do rendimento do empregado.

A loja da Via Uno, no Shopping ABC Plaza, irá contratar em novembro cinco novos funcionários temporários, todos com chances de efetivação.

"É nesse período que fazemos a renovação do quadro de empregados. Quem entra está cheio de pique”, afirma o gerente de produtos da franquia São Paulo da Via Uno.

Já a Loja Nivaldir, do Shopping ABC irá contratar 15 pessoas até o fim do ano. Quem procura uma vaga temporária deve consultar os sites dos shoppings ou entregar os currículos pessoalmente nas lojas.

Efetivação depende do desempenho do funcionário

Elthon Fermino Monteiro, 23 anos, trabalha há quatro meses como atendente na loja de surfe Overboard, do Shopping ABC Plaza. Ele começou como funcionário temporário e um mês depois foi efetivado.

“É uma grande chance. Se você tem carisma, atende o cliente com atenção e é organizado, a efetivação pode acontecer sim”, afirma. O vendedor trabalha 8 horas por dia, tem salário fixo e comissão pelas vendas realizadas.

Até o final do ano, a loja irá contratar 20 funcionários temporários. Segundo a subgerente Zilda da Silva Motta, serão preenchidas vagas de vendedores, caixas, apoio e estoque. O contrato é de 30 dias e, assim como aconteceu com Elthon, há possibilidades de efetivação. Os interessados devem levar currículo com foto e ter mais de 18 anos.

Por Cristiane Bomfim - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.