NOTÍCIA ANTERIOR
Trabalho aos domingos no comércio é aprovado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Parque aquático abre 100 postos de trabalho
DATA DA PUBLICAÇÃO 25/10/2007 | Economia
Shopping abre 700 vagas temporárias
O ABC Plaza Shopping, em Santo André, começa a selecionar candidados para 700 vagas temporárias para o Natal. Esse número corresponde a um aumento de 16,6% em comparação às 100 vagas de 2006.

Os outros três grandes shoppings do Grande ABC - Metrópole, Mauá Plaza e ABC - ainda não divulgaram as contratações para o fim de ano.

As oportunidades oferecidas no ABC Plaza, em sua maioria, são para atendentes, operadores de caixa, repositores e vendedores de lojas. Entre as exigências feitas pelas lojas, duas são unânimes: disponibilidade de horário, assim como finais de semana e feriados, e segundo grau completo.

Algumas redes já abriram o processo de seleção, como por exemplo, a Pontal, do segmento de calçados, que conta com cerca de dez novas oportunidades para o próximo mês. A Centauro, de moda esportiva, também pretende disponibilizar dez vagas. A rede Kelf deve oferecer entre cinco e oito vagas temporárias para este final de ano. Entre os requisitos está ter entre 16 e 25 anos.

Já a loja Overboard (surfwear) está oferecendo mais de 20 postos de trabalhos temporários, cujo contrato é de 30 dias. “A expectativa de crescimento nas vendas é de 30%, se comparado ao mesmo período do ano passado. Por isso, estamos contratando”, afirma o gerente, Wesley Aparecido Bochi. Do total de postos, dez são para vendedores, três para estoquistas e oito para ocupar o cargo de apoios de loja.

Outro exemplo é a Via Uno, de calçados, que oferece quatro vagas. De acordo com a gerente da unidade do shopping, Juliana Correia, as vagas são resultado da expectativa de movimento, que deve aquecer as vendas em até 20%, comparado com dezembro.

Os interessados devem entrar em contato com a Central de Informações do Shopping, pelo telefone 4437-5000, a fim de verificar as lojas que estão com vagas abertas e seus horários de funcionamento para entrega de currículos, que serão aceitos pessoalmente.

Cerca de 30% dos selecionados serão efetivados pelas lojas

Os trabalhares temporários poderão ser efetivados após as vendas de fim de ano. A maioria das lojas que abrem vagas provisórias acabam efetivando os colaboradores. Segundo o gerente da Overboard, da loja do ABC Plaza Shopping, geralmente 20% a 30% das pessoas que são chamadas para postos temporários são contratatados. “Tudo depende do desempenho do colaborador no Natal”, explica.

A gerente da loja Luigi Bertolli, no mesmo shopping, Clélia Firmani, compartilha com a opnião. “As pessoas que são chamadas para fazer temporários, se demostrarem empenho, ficam. Do total que chamamos, sempre contratamos uns dois ou três”, afirma.

Índice - Segundo levantamento da a Asserttem, no ano passado 35% dos contratados foram efetivados. Já 13% das contratações totais (11.950 vagas) foram ocupadas por jovens de 18 a 24 anos.

A entidade acredita que isso se deve, entre outros motivos, pelo aumento da massa salarial e da oferta de crédito ao consumidor. Na avaliação da entidade, são os profissionais que se destacam no trabalho que têm a chance de trocar o contrato temporário por um efetivo, quando surge uma vaga fixa.

Empregos informais devem crescer 10% este ano

Com o aquecimento da economia no final do ano, provocado principalmente pelas vendas de Natal, o número de postos temporários de trabalho deve crescer 10%, em relação a 2006, somando um total superior a 13 mil vagas.

Essa é a expectativa do diretor de Comunicações da Asserttem (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário), Vander Morales.

“Diante desses índices, acredito que teremos mais contratações de trabalhadores temporários para o Natal, somente no comércio”, avalia. Segundo o diretor da associação, as contratações em maior escala são feitas pelas grandes redes de lojas, magazines e supermercados.

São Paulo - De acordo com o Sindeprestem (Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão-de-Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo), somente no Estado de São Paulo, existem mais de 1.000 empresas de Trabalho Temporário e Terceirização, que atualmente agregam quase meio milhão de trabalhadores.

Estado - O Estado é o primeiro colocado no ranking de contratações de temporários entre os Estados brasileiros. Responde por 32% do total.

Por Tauana Marin - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.