NOTÍCIA ANTERIOR
Venda no Dia das Mães será 15% maior
PRÓXIMA NOTÍCIA
Carga tributária deve subir em 2008
DATA DA PUBLICAÇÃO 04/05/2008 | Economia
Setor de TI ganha apoio para crescer
O setor de tecnologia de informação, identificado por pesquisas como um grande gerador de empregos, deve ganhar impulso no Grande ABC neste ano.

Entre as iniciativas para o fortalecimento da atividade na região estão um projeto de cooperação entre empresas, que deve receber em breve apoio estimado em R$ 1,5 milhão do Sebrae; e uma incubadora de empreendimentos nascentes, que deve sair do papel nos próximos meses em São Caetano.

Um grupo piloto de 17 companhias – a intenção é elevar esse número para 25 – integra o programa de cooperação, intitulado APL (Arranjo Produtivo Local) de TIC (Tecnologia de Informação e Comunicação) de São Caetano e Região.

Os empresários participantes finalizam a documentação que será entregue ao Sebrae, para um convênio pelos próximos dois anos. “Teremos uma resposta em 60 dias”, disse o diretor do projeto, Renato Grau.

Participam companhias de diferentes portes e nichos de atuação. A maior parte está em processo de ampliação do quadro de funcionários, por conta do aquecimento do mercado.

A Innovision, que oferece de equipamentos e serviços até softwares, conta com mais de 100 funcionários e deve aumentar em 30% o número de empregados neste ano.

Já a pequena Netz, com foco em sistemas de gerenciamento de manufatura com indicadores de planejamento em tempo real, conta com quadro de seis funcionários. Em uma primeira etapa, a empresa obteve recursos da Fapesp (Fundo de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo). “Se tivermos aprovação da Fapesp, na segunda fase, deveremos dobrar o número de funcionários”, afirmou o sócio, Pedro Paulo Lanetzki.

Uma das propostas do APL é a formação de pessoal. “Não encontramos profissionais especializados no mercado”, disse Grau. Além de já ter o apoio da prefeitura de São Caetano, da Fiesp e Ciesp (Federação e Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e da Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC, o projeto firmou parcerias com universidades, entre elas a Imes.

O acordo que será fechado com o Sebrae deverá resultar, por sua vez, em suporte para cursos de capacitação empresarial, consultorias em questões como planejamento estratégico e tributário, marketing, vendas e a participação em missões e feiras setoriais.

Incubadora - O setor de TI da região ganhará ainda uma incubadora de empreendimentos, no segundo semestre, que deve funcionar dentro da Universidade Imes. Inicialmente deverá receber cinco ou seis projetos inovadores. “Já temos consultas de empreendedores interessados em se incubar”, disse o pró-reitor, Turíbio Oliveira.

TIM quer incubadoras como fornecedores de tecnologia

A atividade de tecnologia de informação no Grande ABC também ganha forte estímulo com o apoio da TIM.

A operadora tem expandindo continuamente seus serviços no PISA (Pólo Industrial Santo André), que é o mais moderno centro de excelência da companhia no Brasil.

Reúne um call center, rede e áreas de tecnologia de informação (desenvolvimento de sistemas, produtos, centro de operações e datacenter). São hoje mais de 2,2 mil funcionários, grande parte no primeiro emprego.

Há atualmente vagas abertas na área de TI da empresa, que também tem contratado fornecedores do Grande ABC.

Além disso, a operadora fechou parceria com a Innova (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica), de Santo André. “Vamos fazer, no segundo semestre, uma ação chamada Road Show, e levar para as incubadas quais as tecnologias demandadas, para que as empresas possam se mobilizar para serem fornecedoras da TIM”, disse o diretor de Desenvolvimento do município, Alexandre Gaino.

Em conjunto com a Universidade Federal do ABC, a companhia também está desenvolvendo um treinamento técnico, que será ministrado a seus funcionários.

Por Leone Farias - Diário do Grande ABC / Foto: Orlando Filho
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7708 dias no ar.