NOTÍCIA ANTERIOR
Shopping ABC faz liquidação para Dia do Consumidor
PRÓXIMA NOTÍCIA
Software Currículo Vida armazena dados de pessoas e animais
DATA DA PUBLICAÇÃO 16/03/2012 | Economia
Setor de shopping deve superar 13% em 2012
Setor de shopping deve superar 13% em 2012  Obras do São Bernardo Plaza Shopping na avenida Rotary. Foto: Andris Bovo
Obras do São Bernardo Plaza Shopping na avenida Rotary. Foto: Andris Bovo
Ano deve ser encerrado com 470 centros comerciais; São Bernardo terá mais um até novembro

O crescimento domiciliar e da renda real, aliado à baixa taxa de desemprego, vão impulsionar o mercado de shopping centers no Brasil a registrar um aumento de 13,5% em 2012 em relação ao ano passado, conforme estimativas do Cadastro de Shopping Center, base de dados do IBOPE Inteligência. A previsão é encerrar o ano com 470 shoppings e aproximadamente 11 mil novas lojas. Para 2013, a expectativa é terminar o ano com 499 unidades.

Na Região, São Bernardo terá um novo shopping ainda este ano, administrado pela BRMalls. O São Bernardo Plaza Shopping está em construção no espaço da antiga fábrica Brastemp, ao lado do hipermercado Walmart, na avenida Rotary.

A região Sudeste é a que abriga a maior quantidade desses empreendimentos. No ano passado, foram 219 shoppings, contra 207 em 2010. A região Sul aparece em segundo, mas com um crescimento menor, saindo de 74 em 2010 para 77 em 2011. O Nordeste terminou o ano com 59 shoppings, quando em 2010 foram 55; o Centro-Oeste, com 39, contra 38; o Norte, com 15 contra 13.

Classe C - A maior parcela dos consumidores de shoppings é das classes A e B, que absorvem acima de 50% do consumo na maior parte dos grupos pesquisados pelo Pyxis Consumo, ferramenta de dimensionamento de mercado do IBOPE Inteligência. De acordo com o diretor de geonegócios da empresa, Antônio Carlos Ruótolo, a classe C será importante consumidora quando seu padrão for elevado para C1 e B2, já que o foco do consumo será na qualidade de vida e não apenas em produtos básicos. Atualmente, a classe C representa 38,7% do consumo desses grupos.

Os centros comerciais brasileiros atingiram, no ano passado, o valor de 10.163.049 m² de Área Bruta Comercial, que abrange tanto a área locável quanto as áreas vendidas. Esse volume corresponde a 53 m² para cada 1.000 habitantes. A região Sudeste representa 5.785.000 m² de ABC do país.

Por ABCD Maior - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.