NOTÍCIA ANTERIOR
Clube da GM fecha no domingo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Fevereiro começa com 236 vagas de emprego na Região
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/01/2016 | Economia
Setor de franquias cresce 8,3% em 2015 e passa de 3 mil marcas
Faturamento das empresas do setor atingiu R$ 139 bilhões, diz ABF.

Número de unidades em operação cresceu 10%, para um total de 138.343.


O faturamento do setor de franquias cresceu 8,3% em 2015, atingindo R$ 139,59 bilhões, segundo balanço divulgado nesta sexta-feira (29) pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). O crescimento registrado no ano passado superou o desempenho de 2014, quando o setor informou uma alta de 7,7%.

O número de redes em operação no Brasil atingiu 3.073 marcas em 2015 (em 2014 era 2.942). Já o número de unidades de franquia em operação chegou a 138.343 no ano passado, o que corresponde a uma expansão de 10,1% em relação a 2014.

"O movimento de abertura e fechamento de pontos de venda ao longo do ano resultou em um saldo de 12.702 novas unidades franqueadas", informa o balanço.

Maior capilaridade e interiorização
Entre as explicações para o bom desempenho do setor em 2015, na contramão da economia do país, está a maior capilaridade e interiorização das redes, que tem expandindo a atuação em cidades com menos de 50 mil habitantes.

Segundo a ABF, o franchising passou a estar presente em 40% dos municípios brasileiros, ante 37% em 2014.

O balanço aponta que o setor atingiu a marca de 1,189 milhão de empregos diretos em 2015, com a abertura de 90 mil postos de trabalho no ano passado.

Faturamento por segmento
Segundo o balanço, o setor de acessórios pessoais e calçados foi o destaque do ano, com alta de 12% no faturamento. Na sequência, ficaram o de negócios, serviços e outros varejos (10,2%), hotelaria e turismo (9%), alimentação (8,9%) e serviços automotivos (8,8%).

Novas marcas e internacionalização
Em 2015, 131 novas marcas de diferentes segmentos iniciaram operações de franchising. Dentre elas estão Casa Bauducco, Cia. dos Livros, Di Pollini, Espaço Laser e Paris Jóias.

O estudo indica ainda que 28 marcas iniciaram atividade fora do Brasil no ano passado, totalizando 134 redes brasileiras com operações no exterior.

}Projeções para 2016
Para 2016, a ABF projeta um crescimento de 6% a 8% em faturamento; de 8% a 10% em número de unidades e de 4% a 6% em número de marcas.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Economia
25/09/2018 | Operação mira sonegação de R$ 100 mi de grupos cervejeiros e cerca Proibida
25/09/2018 | Greve na Argentina cancela voos no Brasil nesta terça-feira
25/09/2018 | Demanda por GNV aumenta até 350% após alta na gasolina
As mais lidas de Economia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.