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DATA DA PUBLICAÇÃO 21/10/2016 | Economia
Setor de cosméticos se une para derrotar crise
 Setor de cosméticos se une para derrotar crise Foto: Nario Barbosa/DGABC
Foto: Nario Barbosa/DGABC
Abatida pela crise econômica que assola o Brasil, que fez o setor retrair quase 9% no ano passado, segundo fontes do próprio segmento, a indústria cosmética no Grande ABC se uniu a outras entidades e instituições em busca de ações e políticas que permitam a volta do crescimento, ainda que em condições financeiras adversas. APL (Arranjo Produtivo Local) foi apresentado ontem, em Diadema. A meta é reunir 101 empresas.

“A pretensão é funcionar com grupos temáticos, por assuntos”, explica o coordenador da APL Cosméticos de Diadema e região, Wilson Abreu. A solenidade de apresentação ocorreu no Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo). “Vamos criar agenda para discutir os problemas e, juntos, buscar soluções.”

Fora o Ciesp, também são responsáveis pela criação do APL a ABC (Associação Brasileira de Cosmetologia), a Fatec (Faculdade de Tecnologia), o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, o escritório paulista do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

Abreu adianta que cada um dos parceiros vai se dedicar a solucionar entraves relacionados à sua área de atuação. Pretende-se destravar os setores de gestão operacional, logística, marcos regulatórios e novos produtos.

O APL surgiu como resposta à crise, diz o coordenador. Em 2015, com o aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e a recessão econômica, que ampliou o desemprego e provocou insegurança por parte do consumidor, o setor retraiu quase 9%, sendo a maior queda nos últimos 23 anos. Os dados são da pesquisa de panorama do setor da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos).

Cento e uma empresas do setor cosmético foram convidadas para participar da apresentação do APL. Embora com sede em Diadema, o grupo pretende agregar companhias de outras cidades e regiões. “A expectativa é muito positiva, esperamos sempre uma boa adesão. É necessário esforço para que haja cada vez mais empresas permanentes. Faremos mais ações e divulgação”, afirma Abreu.

Representante da indústria diademense Amend Cosméticos, fabricante de produtos capilares com cerca de 500 funcionários, participou do encontro e destaca a importância da iniciativa. “Acredito que é oportunidade de estreitar parcerias com empresas da região, até com mercados similares. São necessários entender a economia, visualizar estratégias, entender as práticas que outras empresas têm para gerar oportunidades, para ter ganho significativo”, exemplifica a gestora de recursos humanos da marca, Ana Paula Pontes. Ela também afirma que mesmo que a economia esteja frágil o cliente não deixa de consumir.

Outra empresa participante é a Valmari Cosméticos, que tem cerca de 130 colaboradores diretos mais outros consultores e prestadores de serviços, em 45 franquias e cinco lojas próprias, com setores de dermatologia, higiene pessoal, cosmético e perfumaria há 36 anos. Segundo a diretora de marketing e comunicação, Rejane Patovani, que também responde pelo Ceca (Centro de Estudos de Cosmetologia Aplicada), a queda nos negócios em 2015 foi a primeira do setor.

O período turbulento, de acordo com a executiva, pode trazer novas práticas. E cita o APL. “A expectativa é estar presente na região dentro de grupo de negócios. Ficamos felizes com o convite e esta deve ser a primeira experiência de muitas. Isso é importante para que a gente se comunique com o mercado e se apresente para novos parceiros”, diz Rejane.

Segundo o coordenador, firmas do setor não pagam taxa de adesão. A ideia é construir saídas de modo conjunto, como em uma rede, de modo que todos os participantes se beneficiem dos resultados. “Para isso, precisamos que as empresas interajam dentro do APL, para verificarmos as dificuldades de cada uma e do grupo de indústrias”, explica Abreu.

A organização afirmou também que no fim de novembro será lançado showroom do setor no Ciesp de Diadema. No espaço, serão montadas vitrines para a exposição permanente dos produtos das indústrias de cosméticos que integram o APL.

INTERESSADOS

Para saber mais sobre o arranjo produtivo local, os interessados devem enviar e-mail para aplcosmeticos@diadema.sp.gov.br e fazer a inscrição. Informações também podem ser obtidas pelo ramal 249 do telefone 4057-7400. A perspectiva do segmento é positiva.

“Vemos o futuro da indústrias de cosméticos de forma bastante promissora. Essa rede de apoio é muito forte e deveremos ter crescimento no mundo todo. A expectativa é que cada vez mais o nosso setor alcance mercados globais”, finaliza o coordenador.

Por Paula Oliveira - Especial para o Diário
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