NOTÍCIA ANTERIOR
Proposta que pode fechar escolas irá melhorar ensino, diz Estado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Estudantes do ABCD perdem o Enem por causa do trânsito
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/10/2015 | Educação
Sete milhões de estudantes fazem Enem no fim de semana
Sete milhões de estudantes fazem Enem no fim de semana Estudantes devem ficar atentos aos horários, para evitar confusões como a do ano passado em faculdade de São Bernardo; portões ficam abertos das 12h às 13h. Foto: Andris Bovo
Estudantes devem ficar atentos aos horários, para evitar confusões como a do ano passado em faculdade de São Bernardo; portões ficam abertos das 12h às 13h. Foto: Andris Bovo
Número de inscritos para prova deste sábado (24/10) e domingo (25/10) supera os 7,7 milhões

Com mais de 7,7 milhões de inscritos, a edição 2015 do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece neste sábado (24/10) e domingo (25/10) em todo o Pais. Criado em 1998 como forma de avaliar os concluintes do Ensino Médio, a prova é hoje importante ferramenta de acesso ao Ensino Superior seja em instituições públicas, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), como em particulares que utilizem a nota no processo seletivo ou ofereçam bolsas de estudo pelo ProUni (Programa Universidade para Todos).

Até a manhã desta quinta-feira (22/10), 83% dos candidatos tinham acessado o cartão de confirmação, onde consta o local de aplicação do exame. Serão mais de 14 mil pontos em todo o Brasil, incluindo no ABCD. Os portões ficarão abertos das 12h às 13h, não sendo permitida a entrada após esse horário.

ATENÇÃO

O momento, na avaliação de Leonardo José Steil, coordenador da escola preparatória da UFABC (Universidade Federal do ABC), é de ficar atento a problemas que possam impedir o candidato de fazer o exame.

“Virar a noite estudando agora só vai atrapalhar. Veja antes o local de prova descrito no cartão, avalie quanto tempo levará para chegar e saia mais cedo no dia para não ter risco de perder o prazo. Também não pode esquecer de levar ao menos duas canetas pretas de corpo transparente e um documento com foto”, enumerou.

Criada em 2010, a escola preparatória com foco no Enem é voltada para estudantes da rede pública. As aulas em Santo André e Mauá são ministradas por alunos da UFABC, instituição que utiliza a nota do exame como forma de ingresso.

COMPETÊNCIAS

Steil ressalta que o exame não quantifica o conhecimento do inscrito, mas avalia competências específicas como interpretação de texto e raciocínio lógico. Ler o enunciado com atenção e não fugir do assunto proposto na redação são fundamentais para o bom desempenho. “A redação sozinha não vai classificar para um vestibular, mas pode eliminar o estudante se a pontuação for baixa.”

O conteúdo do exame é divido em quatro provas objetivas de 45 questões de múltipla escolha e uma redação. O método de correção é o TRI (Teoria de Resposta ao Item), que separa as perguntas em três modalidades: fáceis, médias e difíceis. Dessa forma, o resultado da prova está relacionado com o perfil de acerto. “Se o candidato fizer a prova de forma coerente, vai acertar a maioria das fáceis, razoavelmente as médias e menos as difíceis. Mas se acerta muitas difíceis e poucas fáceis, pode indicar que chutou as respostas”, explicou o coordenador.

VAZAMENTO

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, negou em entrevista nesta quinta-feira qualquer vazamento das provas. Supostas capas de modelos da avaliação circularam nas redes sociais na semana passada, mas a veracidade das fotos foi rechaçada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela aplicação do exame. O MEC (Ministério da Educação) estima que 30 profissionais farão a segurança dos malotes nesta edição do Enem.

Os gabaritos das provas objetivas serão divulgados na página www.inep.gov.br até quarta-feira (28/10). Ainda não há data para acesso aos resultados individuais da edição deste ano.

TVT transmite ao vivo a correção das provas

A correção das provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 será transmitida ao vivo pela TVT neste fim de semana. As questões serão avaliadas por professores do cursinho da Poli e da Escola de Formação Dona Lindu, de Diadema, das 19h às 20h30 no sábado (24/10) e das 20h às 21h30 no domingo (25/10).

“Vamos fazer uma análise comparativa da prova deste ano e do ano passado. O estudante terá acesso não apenas ao gabarito, como também ao processo de discussão e correção das questões”, explicou o diretor de programação da TVT, Antonio Jordão Pacheco. “É importante que uma tevê educativa que pertence à rede pública preste esse tipo de serviço, de extrema relevância para os alunos que fazem parte dessa prova de inclusão.”

A transmissão pode ser acompanhada pelos canais 8.1 (TV aberta), em São Paulo e Grande São Paulo, canal 12 na NET, no ABCD, canal 13 da NET em Mogi das Cruzes e região e também pela internet clicando aqui.

A realização é da TVT e da Rádio Brasil em parceria com o cursinho da Poli, Escola Dona Lindu e apoio do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo.

Por Rosângela Dias - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.