NOTÍCIA ANTERIOR
Bon Jovi cumpre promessa e faz maratona musical de 3 horas em SP
PRÓXIMA NOTÍCIA
Nascem as gêmeas de Giovanna Antonelli
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/10/2010 | Cultura
Sesi SP apresenta a 5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino
Entre os dias 4 de outubro e 9 de dezembro, 51 filmes serão exibidos, gratuitamente, em 19 cidades do estado de São Paulo.

A expectativa é de receber 9 mil espectadores.

O SESI-SP sediará a 5ª Mostra Paulista de Cinema Nordestino, de 4 de outubro a 9 de dezembro, com exibição de 14 longas-metragens e 37 curtas-metragens em 319 sessões gratuitas.

O SESI Cinema na contínua difusão do cinema nacional destaca a rica produção nordestina. Em sua 5ª edição, a Mostra Paulista de Cinema Nordestino visa fomentar esse importante pólo de produção audiovisual e de organização de festivais cinematográficos, além de atrair o público retratado e de grande contingência em São Paulo, o próprio povo nordestino.

A seleção reuniu 51 títulos de diversos períodos e estados Nordestinos, dos quais destacam-se 14 longas-metragens: O Homem que Engarrafava Nuvens; O Céu de Suely; Ai que vida!; O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol; Um Lugar ao Sol; O Crítico; Cinema, Aspirinas e Urubus; Siri-Ará; KFZ –1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias; Patativa do Assaré - Ave Poesia; Amigos de Risco; O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas; Árido Movie; e Entre o Amor e a Razão.
A intensa produção de animações e curtas-metragens estará reunida em 4 sessões especiais e uma sessão de curtas infantis, que será exibida na semana do dias das crianças.

Os filmes serão exibidos em formato DVD em sessões semanais e gratuitas nas seguintes cidades: Araraquara, Birigüi, Franca, Itapetininga, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Rio Claro, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e São Paulo (Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, Vila Leopoldina e Vila das Mercês).

Para enriquecer a mostra será oferecido em cada unidade um debate sobre o a produção audiovisual do nordeste e sua importância na história do cinema nacional.

Promovido pelo SESI-SP, entidade do Sistema FIESP, a mostra dá continuidade ao projeto SESI Cinema, criado em 2005. O objetivo é democratizar o acesso às produções e oferecer, através de mostras temáticas, um panorama variado e rico da cinematografia mundial, em particular o nacional, no intuito de formar platéia para a arte cinematográfica.

SESI Cinema

O SESI Cinema Itinerante já apresentou 18 mostras: Cinema Paulista Século XXI; Participantes do I, II, III, IV, V e VI Prêmio FIESP/SESI-SP do Cinema Paulista; Diretores no Cinema Paulista I e II; A Paixão pelo Cinema; Filmes Nacionais; Novos Rumos; Histórias Reais; O Amor em Foco, Tela Animada e Famílias, além de um ciclo de palestras denominado Cinema Falado.

Desde sua implantação, em 2005, foram exibidos 227 longas-metragens e 39 curtas-metragens em 6.133 sessões gratuitas. O projeto recebeu um público de 205 mil espectadores.

Saiba mais sobre os filmes:

- O Homem que Engarrafava Nuvens (PE / 2009 / cor / 100 min / documentário / livre)
Documentário sobre a vida e a obra do compositor, advogado, deputado federal e criador das leis de direito autoral, Humberto Teixeira.

- O Céu de Suely (CE/PE / 2007 / cor / 88 min / drama / 16 anos)
A jovem Hermila volta de São Paulo com seu filho recém-nascido para o interior do Ceará, onde espera reencontrar seu marido. Sozinha, Hermila tenta reinventar sua vida, mas continua com o sonho de ir embora para mais longe possível.

- Ai que vida! (PI / 2007 / 100 min / comédia / 10 anos)
Em meados dos anos 90, a fictícia cidade de Poço Fundo, no interior do Nordeste, está vivendo um verdadeiro caos em sua administração pública. O Prefeito Zé Leitão é um corrupto de mão cheia, capaz de tudo pelo dinheiro.

- O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol (PE / 2007 / cor / 80 min / documentário / 10 anos)
O filme mostra os personagens, a tradição e a riqueza deste folguedo nordestino. Mais do que isso, convida o espectador para o meio da roda.

- Um Lugar ao Sol (PE / 2009 / cor / 71 min / documentário / 12 anos)
O documentário reúne depoimentos de moradores de luxuosas coberturas de Recife, Rio de Janeiro e São Paulo, oferecendo um rico debate sobre desejo, visibilidade, altura, status e poder.

- O Crítico (PE / 2008 / 65 min / documentário / 10 anos)
Setenta críticos e cineastas discutem o cinema a partir do sempre interessante conflito que existe entre o artista e o observador, com depoimentos reveladores de criadores como Gus Van Sant, Tom Tykwer, Eduardo Coutinho, Curtis Hanson, Carlos Reichenbach, Walter Salles e Carlos Saura.

- Cinema, Aspirinas e Urubus (PE / 2007 / cor / 99 min / drama / 14 anos)
No sertão nordestino dos anos 40, dois homens se encontram e estreitam amizade por meio do relacionamento profissional, apesar do percurso inverso de cada um. Percorrem estradas exibindo filme sobre aspirina para pessoas que nunca tiveram contato com o cinema.

- Siri-Ará (CE / 2008 / 80 min / ficção / livre)
Cioran é um mestiço brasileiro que, depois do exílio na França, resolve voltar ao sertão, em busca da sua origem e da história do seu povo. O filme é uma reflexão sobre os encontros e desencontros dos "mundos" que marcam a invenção da nação brasileira.

- KFZ –1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias (PE / 2008 / cor / 81 min / documentário / livre)
Em 1965, um Fusca é vendido em São Paulo. Quarenta anos depois, o carro vai parar num ferro-velho de Recife. O filme acompanha a trajetória do Fusca KFZ -1348 por meio da vida de seus proprietários, uma janela privilegiada para observação da sociedade.

- Patativa do Assaré - Ave Poesia (CE / 2007 / cor / 84 min / documentário / livre)
Aborda a vida e a obra do poeta Patativa do Assaré, destacando a relevância de seus poemas, o significado político de seus atos e sua imensa contribuição à cultura brasileira.

- Amigos de Risco (PE / 2007 / cor / 90 min / ficção / 10 anos)
Após anos em fuga, Joca está de volta à cidade. E para comemorar, nada melhor que uma noitada, com seus últimos bons amigos, Nelsão e Benito.

- O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas (PE / 2000 / cor / 75 min / documentário / 10 anos)
As almas sebosas rondam a miséria. Jovens justiceiros tentam corrigir o mundo respondendo à violência com violência. Tentando escapar disso, jovens de periferia buscam na cultura e no rap uma válvula de escape para uma vida mais digna.

- Árido Movie (PE / 2005 / 100 min / ficção / 16 anos)O inesperado assassinato do pai obriga Jonas a fazer uma jornada de retorno às suas origens. Mas ao chegar a sua cidade natal, ele encontra um clima de vingança pairando no ar e descobre o infortúnio de ser o herdeiro de uma realidade que já julgava não ser mais a sua.

- Entre o Amor e a Razão (PI / 2006 / cor / 90min / ficção /10 anos)
Cláudia, moça bonita adotada por uma família rica, ganha o desprezo de sua mãe de criação ao se apaixonar por um homem pobre. Então, ela abandonou uma vida de luxo para morar num casebre com o marido e três filhos.

Serviço:
SESI Cinema 2010 – Mostra Paulista de Cinema Nordestino
Filmes:
O Homem que Engarrafava Nuvens; O Céu de Suely; Ai que vida!; O Coco, a Roda, o Pneu e o Farol; Um Lugar ao Sol; O Crítico; Cinema, Aspirinas e Urubus; Siri-Ará; KFZ –1348, Um Fusca, Oito Donos, Oito Histórias; Patativa do Assaré - Ave Poesia; Amigos de Risco; O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas; Árido Movie; e Entre o Amor e a Razão. Haverá 4 sessões de curtas-metragens – e uma sessão infantil.
Datas: de 4 de outubro a 9 de dezembro de 2010
Local: Em 19 unidades do SESI-SP: Araraquara, Birigüi, Franca, Itapetininga, Marília, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Ourinhos, Piracicaba, Rio Claro, Santo André, Santos, São José do Rio Preto, São José dos
Campos, Sorocaba, Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso, Vila Leopoldina (Capital) e Vila das Mercês (Capital).
Entrada: franca
Informações: (11) 3146-7423 / 7436 / 7428 – com Layla Watanabe Ueda

Por Sesi SP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Cultura
25/09/2018 | Encontro com o passado
21/09/2018 | ''Sou muito feminino, isso é uma grande qualidade'', diz Chay Suede a Pedro Bial
20/09/2018 | Avril Lavigne lança Head Above Water, música sobre a doença a qual sofre
As mais lidas de Cultura
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2020 - Desde 2003 à 6191 dias no ar.