NOTÍCIA ANTERIOR
Durante um ano, fórum vai debater e planejar futuro de Mauá
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá paga 20% de subvenções
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/11/2010 | Cidade
Sesi Mauá apresenta ''Meire Love''
A peça conta a história de quatro garotas prostitutas e discute sua realidade e sonhos. O espetáculo terá sessões sábado (20/11), às 20h, e domingo (21/11), às 19h. A entrada é franca.

Nos dias 20 e 21 de novembro, o SESI Mauá apresentará, gratuitamente, a peça Meire Love, do cearense Grupo Bagaceira de Teatro. Serão realizadas duas sessões, uma no sábado, às 20h, e outra no domingo, às 19h. A montagem é uma das 12 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2010 – 3ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado.

O espetáculo conta a história de quatro meninas prostituídas que perambulam pelas ruas de uma cidade turística em meio à barbárie cotidiana. Elas buscam, por intermédio do sonho e da fantasia, um lugar para a felicidade. A suposta fuga da personagem-título com um estrangeiro desencadeia em um grupo de meninas prostitutas sentimentos diversos. A possibilidade de fuga inspirada pelo romance da “nativa” com um “gringo” deflagra nas personagens um movimento instintivo de revolta fazendo com que protagonizem uma série de acontecimentos responsáveis pela tomada de “consciência” e de atitude diante do destino até então inexorável.

Os diretores Yuri Yamamoto e Suzy Élida Lins contam que o espetáculo surgiu a partir das inquietações dos artistas sobre seres em situações-limite, nas quais o trágico e o patético se entrelinham criando um humor ácido que se tornou marca do grupo. “A montagem tenta trazer e captar o que uma menina de rua teria na sua dimensão mais delicada, apesar da violência em que elas são submetidas”, exemplificam.

A direção optou por uma montagem enxuta e limpa, o que privilegia o trabalho do ator em cena. Em três bancos, três atores contam a história que norteia o enredo da peça. O forte apelo imagético é uma característica marcante do grupo. “Buscamos desenhar cenas. Nossas referências vem de trabalhos de artes visuais – pinturas, desenhos artísticos, curtas de animação, desenhos animados e história em quadrinhos. Buscamos a precisão dos enquadramentos, a economia e desenho dos movimentos, a agilidade e comunicabilidade de um texto que, mesmo sendo objetivo, não perde sua natureza poética”, ressaltam.
A peça recebeu os prêmios: Destaques do Ano 2006 para a autora Suzy Élida e de Espetáculo do Ano, ambos concedidos pelo Jornal O Povo (Fortaleza – CE, 2007).

Histórico do grupo
O Grupo Bagaceira de Teatro foi criado em Fortaleza (CE) em 2000 e há dois anos estabeleceu sua sede, a Estação Bagaceira, onde promove diversos tipos de encontros com outros artistas. Nestes 10 anos de trajetória, o repertório do grupo conta com outros cinco espetáculos: Ta Namorando! (2008), Pornográficos (2007), O Realejo (2005), Engodo (2004) e Lesados (2004).
O primeiro espetáculo do grupo, intitulado Papoula e o Sabonete Cabeludo, estreou em 2001. No ano seguinte, o grupo produziu o infantil Os Brinquedos no Reino da Gramática.

Em 2004, o grupo realizou dois espetáculos: Lesados, com texto de Rafael Martins e direção de Yuri Yamamoto, que já acumula 21 prêmios nacionais e regionais; e Engodo, repertório de esquetes.
Um ano depois surge O Realejo, que há três anos integra a programação do Palco Giratório, projeto de circulação promovido pelo SESC.

O grupo já participou de festivais em todo o Brasil: Festival de Curtiba – Mostra Oficial, Festival Internacional de Teatro de Londrina (PR), III Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo, I Mostra Paulista de Dramaturgia Nordestina, XII Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente (SP), três edições do Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga (CE), XI Festival Nacional de Teatro e Dança da Paraíba (PB), Festival Recife do Teatro Nacional (PE), Festival de Invernos de Garanhuns (PE). V Mostra Cariri de Teatro e Festival Internacional de Teatro de São Jose do Rio Preto (SP).

Neste ano, o grupo já participou do Festival do Teatro Brasileiro – Cena Cearense, em Vitória (ES) e Belo Horizonte (MG). E realizou circulação nacional com Lesados, além de montar seu décimo espetáculo In Certo, vencedor do edital Funarte Myriam Muniz.

Ficha Técnica:
Texto:
Suzy Élida Lins
Direção: Suzy Élida Lins e Yuri Yamamoto
Elenco: Rafael Martins, Rogério Mesquita e Yuri Yamamoto
Iluminação: Paula Yemanjá e Rogério Mesquita
Cenário e Figurinos: Yuri Yamamoto
Produção: Rogério Mesquita

Serviço:
Viagem Teatral 2010 – 3ª Temporada
Espetáculo:
Meire Love
Local: SESI Mauá - Av. Presidente Castelo Branco, 237 – Jardim Zaíra.
Data e horários: dias 20/11 (sábado), às 20h, e 21/11 (domingo), às 19h.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação.
Capacidade: 132 lugares
Gênero: tragicomédia
Duração: 50 minutos
Recomendação etária: Não recomendado para menores de 16 anos.
Informações: (11) 4514-2555

Por Sesi SP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.