NOTÍCIA ANTERIOR
TRE pede apoio ao Paço de Mauá por propagandas
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sesi Mauá apresenta ''O Quinteto de Metal Brassampa''
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/09/2010 | Cidade
Sesi Mauá apresenta ''Marcelo, Marmelo, Martelo''
Baseada em livro homônimo de Ruth Rocha, a peça valoriza o questionamento das crianças a cerca de sua realidade. Nesta história, Marcelo é um garoto curioso e que, por isso, cria um vocabulário próprio para objetos de seu cotidiano. As sessões serão nos dias 2 e 3 de outubro (sábado e domingo), às 16h. A entrada é franca.

Nos dias 2 e 3 de outubro, às 16h, o SESI Mauá apresentará, gratuitamente, a peça Marcelo, Marmelo, Martelo da Companhia Azul Celeste. A montagem é uma das 12 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2010 – 3ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado.

Baseada em título da consagrada autora infantil premiada Ruth Rocha, a peça conta a história de Marcelo, um menino que faz mil perguntas para entender o mundo à sua volta. Mas um dia ele resolve questionar por que as coisas têm os nomes que têm. Ele pergunta aos pais por que ele se chama Marcelo e não marmelo ou martelo. E por que a bola não chama bolo. Sem respostas que satisfaçam sua aguçada curiosidade e, inconformado, Marcelo começa a criar sua própria linguagem, causando grande confusão: leite vira suco de vaca, casa é a moradeira e o cachorro Godofredo passa a ser Latildo. Ele descobre o mundo das palavras e passa a questionar os nomes das coisas. A partir daí, Marcelo adota um vocabulário próprio e propõe um mundo com outros significados.

De acordo com Jorge Vermelho, diretor da peça, a peça discute a relação da criança com as descobertas do mundo e sua perplexidade perante o novo. Ele ressalta, ainda, que a montagem propõe o estímulo e desenvolvimento da dúvida. “Queremos despertar nos espectadores o interesse para questionar e tentar encontrar respostas”. E conclui: “O espetáculo não oferece respostas prontas”.

Sobre o grupo

A Companhia Azul-Celeste foi fundada em março de 1989 pelos atores Jorge Vermelho e Cássio Ibrahim, em São José do Rio Preto, interior do Estado de São Paulo.

Os dois, inquietos e provocados, queriam criar no interior do Estado, um grupo que pudesse servir de instrumento para a pesquisa das linguagens cênicas e suas possibilidades.

A partir desse encontro, profissionais foram incorporados à equipe do grupo e teve início um trabalho investigativo acerca das diferentes etapas da criação.

Até o ano passado, a companhia rio-pretense montou 26 espetáculos, dos quais destacam-se obras de autores clássicos como Nelson Rodrigues - Dorotéia (1990) e Toda Nudez Será Castigada (1993); Bertold Brecht – Aquele que diz Sim e aquele que diz Não (1995); Fernando Pessoa – Orpheu (1992); Ariano Suassuna – O Auto de Nsra. Da Luz (1992); e Maria Clara Machado – O Boi e o Burro no Caminho de Belém (1991).

Nestas duas décadas de trabalho, o grupo já participou de diversos eventos e festivais brasileiros, e conquistou 277 prêmios nacionais de teatro. O Prêmio Especial Folha de São Paulo (2001), Prêmio Flávio Rangel para Teatro (2000) e Prêmio Carlos Miranda para teatro (1997) são alguns dos destaques.

O lançamento do livro intitulado Vestido de Azul Celeste (2009) marca os 20 anos de existência do grupo e conta sua trajetória.

Atualmente, a companhia desenvolve pesquisa sobre a dramaturgia brasileira contemporânea e busca o aprimoramento técnico e teórico de seus integrantes por meio de encontros, leituras, debates e seminários.

Currículo da autora

A escritora paulistana Ruth Rocha nasceu em 1931. O bairro da Vila Mariana, onde morava, tinha muitas chácaras por onde ela passava a caminho da escola – estudava no Colégio Bandeirantes e, mais tarde, terminou o Ensino Médio no Colégio Rio Branco. Casada com Eduardo Rocha, ela tem uma filha, Mariana, e dois netos, Miguel e Pedro.

Ela é graduada em Sociologia e Política pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-graduada em Orientação Educacional pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Começou a escrever em 1967 artigos sobre educação para a Revista Cláudia. Participou da criação da revista Recreio, da Editora Abril, na qual teve suas primeiras histórias publicadas dois anos depois. Ela foi, também, editora, redatora e diretora da Divisão Infanto-juvenis da Editora Abril.

Seu primeiro livro Palavras Muitas Palavras foi publicado em 1976 e, desde então, já teve mais de 130 títulos publicados, entre livros de ficção, didáticos, paradidáticos e um dicionário. A autora já foi traduzida para mais de 25 idiomas.

Monteiro Lobato foi sua grande influência. Em suas obras, essa influência se traduz pelo seu interesse os problemas sociais e políticos, na sua tendência ao humor e nas suas posições feministas.

Há 12 anos, ela foi condecorada pelo presidente Fernando Henrique Cardoso com a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Ministério da Cultura. Ganhou os mais importantes prêmios brasileiros destinados à literatura infantil da Fundação do Livro Infantil e Juvenil, da Câmara Brasileira de Letras; conquistou cinco edições do Prêmio Jabuti, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e da Academia Brasileira de Letras; e Prêmio João de Barro, da Prefeitura de Belo Horizonte (MG).

Seu livro mais conhecido é Marcelo, Marmelo, Martelo que já vendeu mais de um milhão de cópias.

Ficha Técnica:
Da obra de:
Ruth Rocha
Dramaturgia: Cíntia Alves
Direção Geral: Jorge Vermelho
Elenco: Marcelo Matos, Reni Trombi e Ronaldo Celeguini
Cenografia e Adereços: Jorge Vermelho
Figurinos: Luis Rossi
Iluminação: Guilherme Bonfanti
Música Original e Preparação Vocal: Raphael Pagliuso Neto
Atores nos vídeos: Cíntia Alves E Jorge Vermelho
Operação de Som e Vídeo: Kelly Simão
Operador de Luz: Pedro Torres
Elenco: Marcelo Matos, Reni Trombi e Ronaldo Celeguini
Direção de Movimento: Vivien Buckup

Serviço:
Viagem Teatral 2010 – 3ª Temporada
Espetáculo:
Marcelo, Marmelo e Martelo
Local: SESI Mauá - Av. Presidente Castelo Branco, 237 – Jardim Zaíra.
Datas e horários: dias 2 e 3/10 (sábado e domingo), às 16h.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada apresentação.
Capacidade: 132 lugares
Gênero: comédia
Duração: 50 minutos
Recomendação etária: Livre
Informações: (11) 4514-2555

Por Sesi SP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7716 dias no ar.