NOTÍCIA ANTERIOR
Sesi Mauá apresenta ''Maria Preá''
PRÓXIMA NOTÍCIA
Defesa Civil de Mauá organiza palestras sobre redução de desastres naturais
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/10/2010 | Cidade
Sesi Mauá apresenta a peça ''Antes do Café''
O texto do dramaturgo norte-americano Eugene O´Neill trata da história de um casal, cujo relacionamento está à beira de um colapso. As sessões serão realizadas nos dias 30/10 (sábado), às 20h, e 31/10 (domingo), às 19h. A entrada é franca.

Nos dias 30 e 31 de outubro, o SESI Mauá apresentará, gratuitamente, o espetáculo Antes do Café, do Ágora Teatro. Serão realizadas duas sessões, uma no sábado às 20h, e outra no domingo às 19h. A montagem é uma das 12 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2010 – 3ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado.
Com texto do dramaturgo americano Eugene O´Neill e direção de Celso Frateschi, a peça conta a história de um jovem casal recém chegado à cidade grande, no final da década de 20. Ela, costureira de uma fabriqueta, e ele, poeta desempregado em busca do reconhecimento público. A ação se concentra numa determinada manhã ensolarada, quando a mulher, como em todos os dias, prepara o ritual do café do casal. Desse ato cotidiano e banal surgem os conflitos que irão revelar os demônios que povoam a alma humana.
Para o diretor, o estudo do homem e suas relações é o foco principal da concepção do espetáculo. “Os Rowland são um casal jovem que se ama. Mas sua vida é um inferno. Na trama, a presente ausência do marido conta da solidão feminina e de como a incapacidade de ouvir de ambos provoca uma tragédia cotidiana”, revela.

O texto de O´Neill, que recebeu o Nobel de Literatura de 1936 e o Prêmio Pulitzer mais de uma vez, discute e apresenta a problemática dos principais temas que envolvem um casal, do cotidiano financeiro a sexo e filhos.

A montagem é dividida em oito movimentos entrecortados por curtíssimos textos de outros autores, que comentam o trecho seguinte. O único homem em cena traz em sua figura referências aos poetas e escritores da Geração Beat e ao próprio personagem Sr. Rowland, ao mesmo tempo construindo, narrando, comentando e vivenciando a história contada.

Três atrizes, que dividem o papel da protagonista – uma mulher que descobre a traição do marido -, construíram versões diferentes da mesma personagem. Elas exploram o texto sem que suas falas sejam previamente determinadas, “manifestando-se sempre que se torna impossível conter mais um segundo desse cotidiano”.

Histórico

Fundado em 1999 por Roberto Lage e Celso Frateschi, na capital paulista, o Ágora Teatro tem sede própria no tradicional bairro do Bixiga. Caracteriza-se, não apenas pela produção e apresentação de montagens, mas, principalmente, por organizar ciclos de debates, seminários, pesquisas e leituras, e por promover a publicação de obras que documentam esses encontros.

Em 2000, o grupo montou Tio Vânia, de Anton Tchekhov, e o monólogo Diana, além de promover o seminário Odisséia do Teatro Brasileiro. Por todo o trabalho desenvolvido neste período, o Ágora recebe o Prêmio Shell na categoria especial.

Dois anos depois, é publicado livro homônimo, organizado por Silvana Garcia, com depoimento de 17 integrantes do evento. Ainda em 2002, estreia o infantil Ufa, que perigo! e o centro organiza mais um seminário: Ágora Livre Dramaturgias. Desta iniciativa surgiu, posteriormente, Novas Diretrizes em Tempo de Paz, de Bosco Brasil.


Em 2003, duas produções do Ágora marcam sua trajetória: Os Justos, de Albert Camus, e Orgia, de Pasolini.

Dois anos mais tarde, Frateschi adapta o conto Sonho de um Homem Ridículo, de Dostoievski. Já em 2006, o espaço passa por uma reforma para ampliação da sala principal, a construção de um espaço experimental com 100 lugares e de mais uma sala com palco italiano com capacidade para 50 pessoas. Neste mesmo ano, estreia Ricardo III, de Shakespeare, e tem início o projeto Machadianas I, que resultou na montagem de dois contos de Machado de Assis: Um ou Dois Contos e Um Homem Célebre. Desde então, as peças do projeto são editadas em livro.

Em 2007, Frateschi dirige a montagem de seu texto Estação Paraíso e o Ágora Teatro recebe A Grande Imprecação Diante dos Muros da Cidade, de Tankred Dorst, com Renata Zhaneta no elenco. Ela recebeu o Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) por sua performance. Na ocasião, é realizado o projeto Machadianas II, do qual surgiram as montagens O Caso da Vara, Conto Alexandrino, Flores Anônimas e Sobre Devorar e ser devorado; e foi produzida a peça Don Juan, de Moliere.

Nova montagem de Tio Vânia é encenada e estreia, em 2008, no Porto Alegre em Cena (Festival Internacional de Porto Alegre). Atualmente apresenta o espetáculo O Grande Inquisidor de Dostoievski, com Celso Frateschi e Mauro Schames e direção de Rubens Rusche.

Currículo do diretor

Celso Frateschi é ator, diretor e dramaturgo. Estreou no Teatro de Arena de São Paulo, em 1970, com a peça Teatro Jornal 1ª Edição, de Augusto Boal. Ele trabalhou com os principais diretores do teatro brasileiro, como Henrique Diaz, José Possi e Domingos de Oliveira.

Foi premiado nos seguintes espetáculos: Os Imigrantes, com o Prêmio Mambembe de melhor projeto (1978); Eras, com o Prêmio Shell de melhor ator (1988); Do Amor de Dante por Beatriz, com o Prêmio Apetesp de melhor ator (1996).

Na televisão já participou de minisséries e novelas, das quais destacam-se: O Beijo do Vampiro, A Muralha, Um Só Coração e Casos e Acasos, todas exibidas pela TV Globo.

Na área da administração pública, Frateschi foi Secretário de Educação, Cultura e Esportes do Município de Santo André (1989-1992 e 1997-1998) e Secretário de Cultura do Município de São Paulo (2003-2004). Foi, ainda, Presidente da Funarte (2006-2008) e Secretário de Cultura de São Bernardo do Campo (2009).

Atualmente, ele é Professor de Interpretação na Escola de Arte Dramática da USP (EAD/ECA/USP).

Ficha Técnica:
Autor:
Eugene O´Neill
Direção: Celso Frateschi
Assistente de Direção: Alexandre Piccini
Elenco: Angélica Di Paula, Bruno Gavranic, Carolina Rodrigues e Mawusi Tulani
Cenário: Sylvia Moreira, Marcelo Halpern e Pedro Becker
Figurino: Sylvia Moreira
Iluminação: Celso Frateschi e Daniel de Rogatis
Produção: Ágora Teatro

Serviço:
Viagem Teatral 2010 – 3ª Temporada
Espetáculo:
Antes do Café
Local: SESI Mauá - Av. Presidente Castelo Branco, 237 – Jardim Zaíra.
Datas e horários: dias 30/10 (sábado), às 20h, e 31/10 (domingo), às 19h.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início de cada apresentação.
Capacidade: 132 lugares
Gênero: drama
Duração: 45 minutos
Recomendação etária: Não recomendado para menores de 14 anos.
Informações: (11) 4514-2555

Por Sesi SP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.