NOTÍCIA ANTERIOR
Sesi Mauá apresenta o filme 'Volver''
PRÓXIMA NOTÍCIA
PSB segue dividido na Câmara de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 28/05/2010 | Cidade
Sesi Mauá apresenta a peça ''9:50 Qualquer Sofá''
A tragicomédia aborda situações reais e cotidianas que causam perplexidade. As sessões serão realizadas sábado (29/05), às 20h, e domingo (30/05), às 19 horas. A entrada é franca.

São Paulo, 17/05/2010 – Nos dias 29 e 30 de maio, o SESI Mauá apresentará, gratuitamente, o espetáculo 9:50 Qualquer Sofá, do grupo OPOVOEMPÉ. Serão realizadas duas sessões, uma no sábado, às 20 horas, e outra no domingo, às 19 horas. A montagem é uma das 13 selecionadas para integrar o circuito Viagem Teatral 2010 – 1ª Temporada, promovido pela entidade em todo o Estado.

Com texto e direção de Cristiane Zuan Esteves, a peça conta a história de uma mulher que é atingida por um raio e sobrevive. E de um homem que pula da ponte atrás de 10 reais. Utilizando um sofá branco e folhas de papel, quatro mulheres narram, dançam e criam imagens sobre diversos fatos reais que causam perplexidade. Pequenas aberturas, acidentes e ações que rompem com a lógica cotidiana e questionam certezas formam, com humor e leveza, este poema teatral coreográfico.

A escolha do sofá, como centro das ações dramáticas, está diretamente ligada ao interesse do grupo em falar de um homem que pode estar em qualquer lugar, pertencer a qualquer classe social. “O sofá, símbolo da banalidade da vida cotidiana e espaço de intimidade, se transformou, também, no espaço das narrativas excepcionais e banais nos programas de entrevista de televisão. Em suma, tornou-se espaço de transformação do homem comum num ser que merece ser escutado publicamente”, revelou a diretora.
Para ela, o homem contemporâneo se encontra abismado diante do inusitado de fatos: o terrorismo, a violência, os escândalos que se sucedem em grande velocidade e número. “Dado seu caráter absurdo e diante da enxurrada de informações fragmentadas, todos os fatos acabam por adquirir a mesma importância. Assim, torna-se difícil verificar o que é assunto privado ou interesse de uma coletividade. Resta apenas a certeza de causalidades e coincidências, suspensas entre o racional e o desconhecido”, explicou.

A linguagem desenvolvida com as intervenções, baseada em ações coreográficas, estruturas de improvisação e na comunicação direta com o espectador, convida o público a elaborar ativamente os sentidos propostos pela encenação. Ela conta que a peça segue a mesma lógica de criação das intervenções, buscando imagens não-realistas, transpostas, nas quais os sentidos se fazem por meio dos gestos, das relações espaciais de distância e proximidade e das repetições.

Primeiro espetáculo do grupo concebido para espaço fechado, a peça Ganhou o PAC da Secretaria de Estado da Cultura, Casa das Caldeiras e Estação da Luz (2007). E participou, ainda, do Festival de Curitiba (2008) e do Feverestival, em Campinas (SP).

Histórico do grupo

O grupo OPOVOEMPÉ surgiu em 2004 na capital paulista, reunindo artistas que se identificam com o trabalho de interpretação baseado na fisicalidade e no desenvolvimento do ator-criador no contexto contemporâneo. A diretora Cristiane Zuan Esteves e as atrizes-criadoras Ana Luiza Leão, Graziela Mantoanelli, Manuela Afonso e Paula Possani formam o núcleo permanente do grupo, dedicado à criação e treinamento regular.

Desde 2005, o grupo é residente da Casa das Caldeiras (SP) e realiza a Guerrilha Magnética, uma série de intervenções urbanas - na rua e em espaços públicos -, com o objetivo de questionar a relação do homem com seu cotidiano nas grandes cidades.
No ano seguinte, a diretora Cristiane Zuan Esteves e a atriz Manuela Afonso participaram do laboratório de criação City as Stage, dirigido por Stefan Kaegi, parte da Móbile Academy, em Varsóvia (Polônia).

Ficha Técnica:
Dramaturgia, concepção e direção:
Cristiane Zuan Esteves.
Elenco: Ana Luiza Leão, Graziela Mantoanelli, Manuela Afonso e Paula Lopez.
Elenco: stand-in: Cristiane Zuan Esteves.
Iluminação: Flávio Rabello e Vinicius Andrade
Figurinos: Anne Cerutti
Trilha sonora: Mano Bap
Músicas: Mano Bap, Denis Duarte e Maurício Takara
Fotografias: Alexandre Schneider, Christian Castanho e Rodrigo Rosenthal
Direção de produção: Henrique Mariano

Serviço:
Viagem Teatral 2010 – 1ª Temporada
Espetáculo:
9:50 Qualquer Sofá
Local: SESI Mauá - Av. Presidente Castelo Branco, 237 – Jardim Zaíra
Datas e horários: dias 29/05 (sábado), às 20h, e 30/05 (domingo), às 19 horas.
Entrada: Franca – os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início de cada apresentação.
Capacidade: 132 lugares
Gênero: tragicomédia
Duração: 40 minutos
Recomendação etária: Não recomendado para menores de 12 anos.
Informações: (11) 4514-2555

Por Sesi SP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.