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DATA DA PUBLICAÇÃO 16/09/2010 | Setecidades
Serviço do 0800 do Poupatempo funciona mal em São Bernardo
Instalado no dia 1º de setembro, o serviço 0800 do Poupatempo em São Bernardo, usado para agendar o atendimento e emissão de carteira de identidade, não funciona como deveria. O número fornecido pelo posto (0800 772 36 33) é alvo de reclamações dos usuários, que não conseguem falar com os atendentes porque a linha está constantemente congestionada.

A reportagem ligou no número em quatro dias consecutivos e em horários alternados, e não conseguiu agendar o serviço em nenhuma das ocasiões. De acordo com a estudante Tathyane Pimentel, que tem pouco tempo para procurar o posto e apostou no agendamento pelo telefone, é impossível utilizar o serviço.

“Eu tinha gostado da ideia, era uma maneira de otimizar o tempo. Mas não consegui ser atendida em nenhuma das vezes que tentei ligar, e liguei muitas vezes, perdi as contas de quantas. Depois que isso aconteceu fiquei sem saber o que fazer”, disse Tathyane.

De acordo com a assessoria de imprensa do Poupatempo, não há problemas técnicos na linha, e o que pode estar dificultando o atendimento é justamente a alta demanda. A linha 0800 usada para quem procura o serviço em São Bernardo atende todos os outros postos do Poupatempo na região metropolitana de São Paulo.

A ideia é que o agendamento permita o controle da grande procura pelos serviços do Instituto de Identificação e a ocupação homogênea da capacidade diária de atendimento. O posto de São Bernardo realiza em média mil atendimentos por dia.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h, na rua Nicolau Filizola, 100, no Centro.

Rede Fácil - Inaugurada no fim de agosto, a Rede Fácil, central de serviços de São Bernardo, é alternativa aos serviços prestados no Poupatempo. Antes, para protocolar pedido de serviços municipais, era preciso procurar o posto do Poupatempo. Agora a Prefeitura oferece o recurso próprio, que tem por objetivo agilizar esse atendimento.

Nas duas primeiras semanas de atendimento da Rede Fácil, a central teve problema com o sistema de senhas, o que prolongou o tempo de espera por atendimento. De acordo com o secretário de Administração, Valter Correia, um novo sistema está sendo adquirido e o atendimento será normalizado até outubro. “No começo é assim mesmo, a cada dia aparece um probleminha novo e nós vamos adequando. É um período de adaptação”, disse o secretário.

A expectativa da Administração é que o usuário espere, no máximo, 30 minutos para ser atendido.

Por Carol Scorce - ABCD Maior
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