NOTÍCIA ANTERIOR
EUA anunciam que vão retirar parte de suas tropas do Paquistão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Exigência de visto para turista brasileiro está perto de cair, diz cônsul dos EUA
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/05/2011 | Internacional
Sérvia prende criminoso de guerra mais procurado da Europa
O ex-general sérvio Ratko Mladic, o criminoso de guerra mais procurado do conflito da antiga Iugoslávia, foi preso nesta quinta-feira (25) pela polícia sérvia, confirmou em Belgrado o presidente do país, Boris Tadic.

- Em nome da República da Sérvia, anuncio a detenção de Ratko Mladic. O processo de extradição está encaminhado.

Mladic foi preso sob o nome falso de Milorad Komadic em uma aldeia próxima à cidade de Zrenjanin, no norte da Sérvia. Ele foi comandante das forças servo-bósnias durante a Guerra da Bósnia, entre 1992 e 1995.

O ex-general foi indiciado, em 1995, por genocídio no massacre de Srebrenica, que assassinou 8.000 homens muçulmanos, e pelo cerco de 43 meses a Sarajevo.

A prisão de Mladic ocorre poucos dias depois das críticas de Serge Brammertz, o procurador-geral do Tribunal Penal Internacional para a Antiga Iugoslávia (TPII), que acusou a Sérvia de não cooperar plenamente com a Corte.

A demora na prisão de Mladic atrapalha os esforços da Sérvia para ingressar na União Europeia, fato lembrado pelo presidente Tadic ao anunciar a detenção.

- Estou muito orgulhoso de nossas forças de segurança e quero felicitar-lhes. É muito bom para a Sérvia que este capítulo esteja fechado. Acho que todas as portas para nossa entrada na União Europeia estão abertas. A Sérvia cooperou com o Tribunal [Internacional] de Haia e as críticas recebidas [no passado sobre a falta de cooperação com a Corte] já não são válidas.

Tadic ressaltou ainda que a Sérvia continuará procurando Goran Hadzic, o último dos grandes criminosos de guerra sérvios foragidos da Justiça.

Em comunicado, TPII reconhece prisão

O procurador-geral do TPII, Serge Brammertz, reconheceu "o trabalho realizado" pelas autoridades sérvias para deter o ex-general Ratko Mladic.

- Agradecemos [às autoridades sérvias] o cumprimento de suas obrigações para o Tribunal e para a Justiça.

Brammertz destacou no comunicado os "esforços da comunidade internacional ao apoiar as medidas que asseguravam” a detenção de Mladic.

Por R7, com agências internacionais
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.