NOTÍCIA ANTERIOR
Polo agora automatizado
PRÓXIMA NOTÍCIA
Pajero Dakar
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/08/2009 | Veículos
Será que pega?
Não restam dúvidas: o Kia Soul brilha pelo design. Mas até que ponto o desenho vai ajudar a transformar o carro em uma história de sucesso da marca sul-coreana no Brasil ainda não está muito evidente. O visual agressivo atrai, mas também pode afastar na medida em que quebra conceitos rapidamente.

Saber vender a ousadia ao consumidor será o desafio do Soul, intitulado pela Kia como um "carro design" que se propõe a criar uma nova categoria entre os veículos de passeio.

Para fisgar o consumidor logo de cara, o modelo tem um grande atrativo: o preço. A versão de entrada, já bem recheada, custará R$ 51,5 mil. Ainda com transmissão manual, outras duas versões, com diferenciais de acabamento, são disponibilizadas, respectivamente, por R$ 55,9 mil e R$ 59,9 mil.

Com câmbio automático, as versões do Kia são oferecidas por R$ 60,9 mil e R$ 64,9 mil. Como na maioria dos importados, versões finais e intermediárias tendem a ser as mais vendidas. O carro terá cinco anos de garantia ou 100 mil quilômetros rodados.

A campanha, que já está na mídia, apresenta o Soul como "crossover urbano". No evento em que a montadora apresentou à imprensa o veículo, o carro foi até visto por alguns jornalistas como um misto de hatch de cinco portas com SUV de pequenas dimensões, lembrando um jipinho.

O que o Soul faz de forma até surpreendente é misturar linhas retas, na parte traseira, com ângulos numa dianteira alta e imponente. A grande área envidraçada, com desenhos de faróis e lanternas inovadores, compõe um conjunto futurista, que é fruto do investimento da Kia em design - os coreanos roubaram da Audi, Peter Schreyer, executivo que era o responsável pela criação da marca de luxo alemã.

Com 4,10 m de comprimento, entre-eixos alongado de 2.55 m, a silhueta do Soul destaca-se mesmo pelas medidas verticais. A altura total é de 1.61 m. A altura em relação ao solo é de 45 mm, o que proporciona boa posição ao dirigir.

Ainda na linha das novidades, o Kia traz nas versões mais caras uma câmera que produz no retrovisor a imagem de manobras em marcha a ré. O equipamento auxilia o motorista, que não precisa se virar para trás. O interior do Soul é amplo, com espaço de sobra tanto para quem vai à frente quanto atrás. Os mostradores do painel também são grandes, facilitando a leitura.

Num teste pela rodovia Ayrton Senna, em São Paulo, o Soul apresentou uma direção segura, tanto na versão com câmbio manual de cinco velocidades como na automática de quatro. O motor 1.6 a gasolina de 124 cv mostrou produtividade acima do esperado.

A direção da Kia considera que o propulsor satisfará as necessidades do consumidor brasileiro, que tem uma versão de carro diferente da que é vendida nos mercados europeu e americano. Para cá, são enviados os mesmos produtos destinados ao mercado do Oriente Médio e África.

Existe a opção de motor 2.0, que a montadora não descarta importar. Porém, o que está acertado é o desenvolvimento de um motor flex, que deverá equipar o Soul em 2010. Então, os 3.000 consumidores que, nos cálculos da Kia, comprarão o carro neste ano não terão o bicombustível.

Mas a Kia considera que o Soul tem outros atributos que podem atrair o consumidor.

Por Wagner Oliveira - Diário Online / Enviado a Guarulhos
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.