DATA DA PUBLICAÇÃO 20/11/2007 | Tecnologia
Senadores pedem investigação sobre acordo Google-DoubleClick
Senadores do comitê anti-truste do Senado norte-americano pediram na segunda-feira (19) que a FTC (Federal Trade Commission, o equivalente ao Cade --Conselho Administrativo de Defesa Econômica no Brasil) faça uma "investigação minuciosa" sobre a compra da empresa de publicidade DoubleClick pelo Google.
De acordo com os senadores Herb Kohl e Orrin Hatch, o Google, que já lidera amplamente o mercado de publicidade contextual (links patrocinados), poderia dominar também o setor de banners na internet, já que esse é o grande negócio da DoubleClick.
Com isso, negócio entre as duas empresas poderia prejudicar a concorrência nesse mercado.
"Enquanto nós não tivermos uma conclusão definitiva sobre esse assunto, nós insistimos que vocês [o FCT] aprovem a fusão apenas se for comprovado que ela não causará nenhum dano substancial em relação à publicidade na internet", afirmaram os parlamentares, em documento.
Europa
O acordo, que custará ao Google US$ 3,1 bilhões (R$ 5,4 bilhões), está sob investigação também na UE (União Européia).
Na semana passada, a Comissão Européia --órgão executivo da UE--, anunciou que está investigando o assunto, pois suspeita que o negócio pode restringir a concorrência no continente, o que prejudica os consumidores.
Os dois senadores norte-americanos também levantaram dúvidas sobre as conseqüências da venda em relação à privacidade dos usuários. Isso porque as duas empresas coletam informações sobre os internautas por meio de seus serviços.
A porta-voz da FCT Nancy Judy e a presidente do conselho, Deborah Majoras, disseram ter recebido a carta dos senadores, mas não quiseram comentar o assunto.
Em comunicado, o Google informou que já discutiu essas questões com o órgão. "Nós estamos confiantes de que o FCT vai concluir que esse negócio é bom para os consumidores, para os anunciantes e para os donos de sites", afirmou.
Com informações da agência Reuters
De acordo com os senadores Herb Kohl e Orrin Hatch, o Google, que já lidera amplamente o mercado de publicidade contextual (links patrocinados), poderia dominar também o setor de banners na internet, já que esse é o grande negócio da DoubleClick.
Com isso, negócio entre as duas empresas poderia prejudicar a concorrência nesse mercado.
"Enquanto nós não tivermos uma conclusão definitiva sobre esse assunto, nós insistimos que vocês [o FCT] aprovem a fusão apenas se for comprovado que ela não causará nenhum dano substancial em relação à publicidade na internet", afirmaram os parlamentares, em documento.
Europa
O acordo, que custará ao Google US$ 3,1 bilhões (R$ 5,4 bilhões), está sob investigação também na UE (União Européia).
Na semana passada, a Comissão Européia --órgão executivo da UE--, anunciou que está investigando o assunto, pois suspeita que o negócio pode restringir a concorrência no continente, o que prejudica os consumidores.
Os dois senadores norte-americanos também levantaram dúvidas sobre as conseqüências da venda em relação à privacidade dos usuários. Isso porque as duas empresas coletam informações sobre os internautas por meio de seus serviços.
A porta-voz da FCT Nancy Judy e a presidente do conselho, Deborah Majoras, disseram ter recebido a carta dos senadores, mas não quiseram comentar o assunto.
Em comunicado, o Google informou que já discutiu essas questões com o órgão. "Nós estamos confiantes de que o FCT vai concluir que esse negócio é bom para os consumidores, para os anunciantes e para os donos de sites", afirmou.
Com informações da agência Reuters
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