NOTÍCIA ANTERIOR
Explosão em mina deixa 11 mortos na China
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mísseis americanos matam quatro rebeldes islamitas
DATA DA PUBLICAÇÃO 26/08/2009 | Internacional
Senador Ted Kennedy morre aos 77 anos nos Estados Unidos
O senador americano Edward ''Ted'' Kennedy faleceu na noite de terça-feira, vítima de um câncer cerebral aos 77 anos, após uma longa carreira em defesa da educação e da saúde, anunciou a família, um fato que encerra uma saga que dominou a política dos Estados Unidos desde os anos 1960.

"Edward M. Kennedy, o marido, pai, avô, irmão, tio que amamos tão profundamente, morreu no fim da noite de terça-feira em casa em Hyannis Port, Massachussetts", afirma um comunicado da família.

"Perdemos o centro insubstituível de nossa família e uma alegre luz em nossas vidas, mas a inspiração de sua fé, otimismo e perseverança viverá em nossos corações para sempre".

A morte de Ted Kennedy encerra uma era da política americana, na qual sua família parecia predestinada a governar.

"Agradecemos a todos os que cuidaram dele e o apoiaram no último ano e a todos os que estiveram junto dele durante tantos anos na incansável marcha para o progresso por meio da justiça, igualdade e oportunidades para todos. Amava seu país e dedicou sua vida a servi-lo", completa a nota da família.

O chamado "leão liberal" do Senado americano era o mais novo dos nove irmãos Kennedy, que incluíam o presidente John F. Kennedy, assassinado em 1963, e o senador Robert Kennedy, assassinado durante a campanha pela indicação presidencial democrata de 1968.

''Teddy'' foi o único dos irmãos homens do clã Kennedy que não morreu violentamente. O irmão mais velho, Joseph, piloto, morreu durante a Segunda Guerra Mundial em um acidente aéreo.

Mas Ted Kennedy nunca alcançou o que muitos consideravam seu destino: a presidência.

Ele perdeu a indicação democrata para o então presidente Jimmy Carter em 1980, mas sua vida já estava marcada por uma série de escândalos.

Em 1969 perdeu o controle do carro e caiu de uma ponte de Chappaquiddick, Massachusetts, em um acidente no qual morreu sua secretária, Mary Jo Kopechne.

O escândalo se agravou quando foi noticiado que Kennedy nadou para se afastar do veículo, abandonando Kopechne, e só alertou as autoridades um dia depois. Mas o então jovem senador recebeu apenas uma sentença com sursis de dois meses e obteve uma reeleição fácil para o Senado.

Por Diário Online - AFP
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Internacional
20/09/2018 | Buscas por desaparecidos continuam nas Filipinas após passagem do tufão Mangkhut
19/09/2018 | Noiva morre após acidente com trator durante despedida de solteira na Áustria
18/09/2018 | Justiça da África do Sul legaliza o consumo privado de maconha
As mais lidas de Internacional
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.