NOTÍCIA ANTERIOR
PSDB vai entrar com nova representação contra Renan Calheiros
PRÓXIMA NOTÍCIA
Em Mauá, Leonel Damo troca um secretário a cada 41 dias
DATA DA PUBLICAÇÃO 10/10/2007 | Política
Senado recebe proposta de prorrogação da CPMF até 2011
A Secretaria Geral do Senado recebeu nesta quarta-feira a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que prorroga até 2011 a cobrança da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira), imposto com prazo de extinção previsto para o fim deste ano.

A proposta foi aprovada definitivamente na Câmara dos Deputados na noite de terça-feira, com 333 votos favoráveis, 113 contra e mais duas abstenções. Agora, o Senado vai enviar a PEC diretamente para a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), que analisará o texto antes de envia-lo para votação em dois turnos no plenário.

Agora no Senado, a ‘batalha da CPMF’ deve ficar ainda mais ‘dramática’ para a base aliada do governo federal, que não possui maioria absoluta nesta Casa mas pretende, de qualquer maneira, aprovar a manutenção do tributo.

Em várias ocasiões, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deixou claro que a Contribuição é essencial para manter o equilíbrio das contas públicas no país (gera uma receita de cerca de R$ 40 bilhões por ano e abastece programas como o Bolsa Família).

Já a oposição discorda e quer colocar um ponto final na cobrança do chamado ‘imposto do cheque’. A relatora do caso na CCJ, senador Kátia Abreu (DEM-TO), já avisou que seu parecer pedirá o fim da CPMF.

Mais cedo, o ministro Fazenda, Guido Mantega, avisou que o fim do tributo pode provocar um aumento na cobrança dos outros impostos, assim como cortes no Orçamento de 2008 e diminuição de investimentos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Segundo ele, a alíquota de 0,38% da CPMF deve ser mantida.

Por Diário Online
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7715 dias no ar.