NOTÍCIA ANTERIOR
Políticos de São Caetano ironizam pinheiro de Natal
PRÓXIMA NOTÍCIA
Projeto de lei que proíbe pais de bater em filhos está votação na Câmara
DATA DA PUBLICAÇÃO 29/11/2011 | Política
Senado encerra sessão sem votar urgência do Código Florestal
O Senado encerrou a sessão desta segunda-feira (28) sem votar o requerimento de urgência para acelerar a votação do projeto do novo Código Florestal. No começo da tarde, o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), disse que a intenção do governo era colocar o requerimento em votação nesta segunda.

A sessão do Senado terminou por volta das 20h15, sem que os líderes da base do governo estivessem presentes em plenário. No mesmo momento, os líderes estavam reunidos com a ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti, no Palácio do Planalto.

Durante a reunião, Jucá disse que pediria a prorrogação do decreto que adia o início da cobrança de multas a produtores que tenham desmatado áreas de preservação até 2008. A última prorrogação foi feita pela presidente Dilma Rousseff em junho, e vence no dia 11 de dezembro.

Além de votação em dois turnos no Senado, o projeto do novo Código Florestal vai precisar de uma nova votação na Câmara, uma vez que sofreu mudanças no Senado.

DRU
Considerada prioridade pelo governo, a proposta que prorroga até 2015 a Desvinculação de Receitas da União (DRU) aguarda prazo para receber emendas (mudanças). O prazo se encerra na próxima quinta-feira (1º). Segundo o líder do governo na Casa, Romero Jucá (PMDB-RR), nenhuma emenda foi apresentada até o momento ao projeto.

A DRU dá liberdade ao Executivo para gastar como quiser 20% das receitas orçamentárias - em 2012, esse percentual corresponderá a R$ 62,4 bilhões, segundo o Ministério do Planejamento. O mecanismo, em vigor desde 1994, perde sua validade no dia 31 dezembro. Por isso, o Planalto se apressa para aprovar no Congresso sua manutenção por mais quatro anos.

Como há uma proposta paralela de mesmo teor da DRU tramitando no Senado, o governo deve definir nesta segunda se apensará (juntará) com a proposta do governo que foi aprovada pela Câmara. Se as duas propostas forem unidas, ela poderá voltar para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o que poderia atrasar o processo de votação. A decisão sobre as propostas será tomada na reunião com a ministra que ocorre nesta noite.

"Esta é uma decisão que será tomada em conjunto com o governo [apensamento]. Não falarei sobre isso sozinho", afirmou o líder.

O líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR), afirmou que, caso o governo opte pelo apensamento das propostas, a oposição poderá ingressar com uma representação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF).

"Se houver o apensamento, poderemos acionar juridicamente. Pelo que percebo, ainda não tem uma posição do governo sobre o apensamento, mas estamos nos preparando para questionar ", afirmou.

Emenda 29
De acordo com Álvaro Dias, a oposição não abre mão de votar antes da DRU a proposta de regulamentação da Emenda 29, que destina recursos para a saúde. A oposição quer que a União destine 10% para os investimentos na área, recurso que o governo afirmou que não possui.

"Não podemos perder a esperança de ter partidos aliados nesta causa da saúde", afirmou o tucano.

Diante da mobilização da oposição em torno da proposta, o líder do governo pediu que os líderes da base governistas façam um levantamento para saber qual a posição dos senadores sobre a regulamentação da emenda.

"O discurso da saúde tem apelo. Tem muita gente da base que é a favor da emenda, e temos de dizer que isso [10% da União] não é possível (...) A questão da Emenda 29 hoje divide a base pelo tema que é, por conta dos 10%. O governo não tem como pagar, mas têm senadores da base que querem", afirmou Jucá.

O líder voltou a afirmar que, embora seja uma exigência da oposição, ainda não há nenhum acordo firmado para a votação da proposta, que é o primeiro item da pauta da Casa. "Não tem acordo com a oposição. Por enquanto, não vamos votar [Emenda 29]", afirmou.

Por Iara Lemos - G1, em Brasília
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Política
25/09/2018 | Bolsonaro inicia dieta branda e faz caminhada fora do quarto, diz boletim
21/09/2018 | Bolsonaro diz nunca ter cogitado volta da CPMF e fixa postagem no seu Twitter
20/09/2018 | Ibope: Em São Paulo, Bolsonaro se isola com 30% das intenções de voto
As mais lidas de Política
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.