NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá inaugura Ciclofaixa de Lazer no Eixo Barão
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mauá prepara comemoração da Semana do Meio Ambiente
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/05/2014 | Cidade
Seminário valoriza o fortalecimento da Atenção Psicossocial em Mauá
Seminário valoriza o fortalecimento da Atenção Psicossocial em Mauá Evento reuniu profissionais da área de Mauá e outras cidades. Crédito: Evandro Oliveira
Evento reuniu profissionais da área de Mauá e outras cidades. Crédito: Evandro Oliveira
No último ano o serviço de Atenção Psicossocial obteve série de avanços em Mauá.

O cuidado em rede com o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), entendendo o usuário na sua complexidade e não focando a doença, mas o sofrimento mental, foi ponto pacífico durante discussão de quatro temas propostos para o Seminário de Saúde Mental e Direitos Humanos. O evento desta quarta-feira (21) foi sediado no Teatro Municipal de Mauá.

“Neste campo já tivemos muitos avanços na cidade e este encontro serve para debatermos os serviços que oferecemos e de que forma acontecem”, frisou José Alexandre Buso Weiller, assessor especial da Secretaria de Saúde.

O coordenador adjunto de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Alexandre Trino, apresentou as diretrizes do Ministério para o setor e destacou “é fundamental a garantia do acesso e ampliação dos pontos de atenção psicossocial, lembrando que o serviço deve se adequar aos usuários com atenção humanizada e centrada nas necessidades das pessoas”. Alexandre mostrou o crescimento da quantidade de equipamentos de Saúde Mental em todo o país no período de 2010 a 2013.

A defensora pública de São Paulo, Fabiana Zapata, detalhou a experiência da Defensoria Pública na capital. “Atendemos tanto a família quanto o paciente e através do diálogo conseguimos evitar a judicialização em muitos casos. Às vezes falta conhecimento dos serviços ofertados”.

Abordando a questão das internações compulsórias, a defensora explicou que o instrumento foi criado inicialmente como medida de segurança para quem praticasse algum crime, entretanto o Judiciário passou a ter o entendimento de que poderia internar compulsoriamente qualquer pessoa. “A aproximação da área jurídica e o diálogo e a exposição dos equipamentos e serviços disponíveis tem sido o caminho para reduzir as internações desse tipo,” assegurou Fabiana.

Ela informou que Mauá deverá receber mais seis Defensores Públicos nos próximos dois meses. Atualmente, a cidade conta apenas com dois profissionais.

A representante do Conselho Regional de Psicologia, Rosário de Maria da Costa Ferreira, afirmou que “é necessário pensar a igualdade de Direitos Humanos num contexto de desigualdade e as relações desiguais precisam ser tratadas pelo diálogo no dia-a-dia.”

Para o presidente do Núcleo SP da Associação Brasileira de Saúde Mental, Fábio Beloni, “as comunidades terapêuticas e internações compulsórias significam um retrocesso na luta antimanicomial; defendemos o tratamento em liberdade e integrado a sociedade”.

Moacyr Bertolino, coordenador de Saúde Mental da Secretaria, lembrou que “desde o mês de dezembro zeramos as internações, graças ao esforço da equipe no desenvolvimento e fortalecimento da RAPS de Mauá”.

SEMANA DE LUTA ANTIMANICOMIAL
No último ano o serviço de Atenção Psicossocial obteve série de avanços em Mauá. Os três CAPS mudaram para sedes mais amplas, sendo que o CAPS Adulto e o CAPS Álcool e Outras Drogas passaram a ter atendimento 24h. Foi implantado o Consultório de Rua, uma Residência Terapêutica Adulto e uma República Terapêutica infanto-juvenil. O atendimento em Saúde Mental foi descentralizado para as 23 UBSs, possibilitando o atendimento e cuidado mais perto da residência do usuário. Novos serviços devem ser implantados no decorrer deste ano.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.