NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá sedia evento internacional de Taekwondo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Braskem combate soltura de balões
DATA DA PUBLICAÇÃO 30/06/2015 | Cidade
Seminário sobre Desafios na Educação Infantil em Mauá
Seminário sobre Desafios na Educação Infantil em Mauá A educadora e consultora pedagógica Maria Selma de Moraes Rocha foi a convidada do dia. Crédito: Gil Sobrinho
A educadora e consultora pedagógica Maria Selma de Moraes Rocha foi a convidada do dia. Crédito: Gil Sobrinho
Consultora pedagógica Selma Rocha deu palestra para 400 gestores da rede municipal de Mauá nos períodos da manhã e tarde desta segunda-feira (29)

Cerca de 400 gestores da rede municipal de Educação de Mauá tiveram um dia especial nesta segunda-feira (29). Divididos em duas turmas, eles participaram de seminário intitulado “Desafios e Possibilidades no Contexto da Educação Infantil”, ministrado pela educadora e consultora pedagógica Maria Selma de Moraes Rocha.

O seminário centrado nos temas Currículo e Avaliação faz parte das atividades de Formação Continuada e teve como objetivo provocar a reflexão sobre o universo da infância, suas necessidades e possibilidades à luz da modernidade.

Doutora em História Social pelo Departamento de História da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, ex-secretária de Educação de Santo André entre 1997 e 2000, além de acumular experiência como consultora para municípios como Rio de Janeiro, Niterói, São Carlos, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, Selma Rocha deu um show de conhecimento e sensibilidade sobre a arte de lidar com as crianças.

Embora o foco da palestra seja a conduta dos educadores em sala de aula, as lições de Selma Rocha servem inclusive para os pais, no trato com os pequenos durante o convívio familiar. O seminário levou cerca de três horas para cada turma, incluindo palestra e seção de perguntas e respostas.

"Certa vez, professores levaram uma turma de crianças de quatro anos para uma sessão de cinema e reclamaram que elas não prestaram atenção ao filme. Imagine só: as crianças são levadas a um ambiente que não conhecem, onde as cadeiras têm uma textura diferente, onde o cheiro é diferente, onde tudo é diferente, e esperam que elas prestem atenção ao filme? É claro que não ia acontecer, e está longe de representar falta de atenção ou de disciplina das crianças", destacou a educadora, sem medo de romper paradigmas.

"E tem mais: crianças tem que brincar, porque a brincadeira tem para elas papel imprescindível na reelaboração de experiências que ainda não compreendem e nem conseguem transmitir. É praticamente uma necessidade psicológica. E quem disse que para brincar não é necessário exercitar planejamento e disciplina?", observou Selma Rocha.

PAPEL DOS EDUCADORES - Além de ressaltar a importância de se respeitar a fase da vida, o tempo das crianças, Selma Rocha enfatizou a importância dos educadores, por estarem em contato direto com elas durante horas por dia. Como as crianças estão em formação, suas mentes captam todos os estímulos ao redor, positivos ou não.

"Muitos professores não têm a exata dimensão da importância deles para os alunos. As crianças percebem o cheiro, o cabelo, o afeto, o olhar dos professores. Para uma criança, o que o professor fala é lei, ele é sua maior referência, por isso a responsabilidade é muito grande. Abordagem positiva baseada na compreensão tem que imperar nas relações dentro da sala de aula. Cada ato nosso está disputando a vida de uma geração de pessoas", observou.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.