NOTÍCIA ANTERIOR
Mauá sedia assembleia da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids
PRÓXIMA NOTÍCIA
Obra vai melhorar segurança viária e tráfego na Avenida Capitão João
DATA DA PUBLICAÇÃO 27/09/2010 | Cidade
Seminário da Saúde reúne trabalhadores e proprietários da área de alimentação
A Secretaria de Saúde, por meio da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), realizou na quarta e quinta-feira (22 e 23), no Teatro Municipal, a I Palestra de Noções Básicas de Boas Práticas na Manipulação na Área de Alimentos. O evento reuniu cerca de 600 participantes, entre proprietários e trabalhadores em estabelecimentos que comercializam alimentos, além de funcionários da Secretaria.

Na pauta, foram abordados temas como segurança no trabalho, direitos e deveres de trabalhadores e empregadores, higienização de instalações, equipamentos, móveis e utensílios, manipulação e preparação dos alimentos, exigências legais relacionadas aos manipuladores, qualidade da água, armazenamento e exposição de produtos, entre outros assuntos.

“Gostei muito”, disse a cozinheira do restaurante Gordo & Cia, Vera Lúcia Nocherine, “a gente não fica atento às possibilidades de sofrer acidentes de trabalho e aqui estão nos alertando.” Concentrada na palestra, Vera ficou impressionada com o vídeo exibido que mostrava uma cozinheira escorregando com um caldeirão de água fervendo nas mãos. “Também estamos conhecendo nossos direitos e as boas práticas que devemos utilizar no nosso trabalho”, finalizou.

“Queremos consolidar a integração entre a Secretaria de Saúde e as empresas, para que as ações de Vigilância Sanitária resultem em mais qualidade de vida para a população”, explicou o secretário de Saúde, Paulo Eugenio Pereira Junior. Ele considera que, quando houver dúvidas por parte dos empresários, as respostas serão dadas de forma a promover a adequação e não a punição.

Além da diversidade de informações transmitidas pelos profissionais da Secretaria de Saúde, os participantes do seminário receberam uma apostila com as diretrizes recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que estabelecem rotinas de trabalho e de comportamento, que têm repercussão direta na produção de alimentos. O material apresenta informações sobre higiene, principais bactérias que podem ocasionar doenças, escolha dos produtos, armazenagem de matérias primas, controle da qualidade da água e outros.

Segundo o coordenador de Vigilância em Saúde, Aldo Cursino dos Santos, “é importante para a população ter segurança quanto ao que está consumindo, até porque paga por isso. Também para a empresa é fundamental conhecer bem seu produto e a melhor forma de fornecê-lo.”

Para mais informações sobre boas práticas na manipulação de alimentos, a Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) está localizada à Rua D. José Gaspar, 869, na Vila Assis. Os telefones são 4555-7173 e 4555-1430.

Por Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Mauá
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7717 dias no ar.