NOTÍCIA ANTERIOR
Santo André prorroga vacinação contra a gripe até dia 29
PRÓXIMA NOTÍCIA
Anvisa suspende 14 marcas de tinta de tatuagem
DATA DA PUBLICAÇÃO 07/05/2014 | Saúde e Ciência
Semasa entrega estudo com solução para Tancão da Morte
Semasa entrega estudo com solução para Tancão da Morte Lago pode ser alternativa de abastecimento de água de reuso. Foto de arquivo/ABCD Maior
Lago pode ser alternativa de abastecimento de água de reuso. Foto de arquivo/ABCD Maior
Entre alternativas está aterramento do lago do parque Guaraciaba e utilização da água para reuso

Está nas mãos da Prefeitura de Santo André, o estudo elaborado pelo Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) para a implantação do Parque Urbano do Guaraciaba. Apesar de ainda não estar definido, o ponto mais polêmico do projeto é o aterramento do lago Guaraciaba, apelidado de Tancão da Morte, após o afogamento de mais de 30 pessoas desde os anos 1990.

O último caso ocorreu em janeiro deste ano, quando cinco adolescentes de Mauá morreram afogados no reservatório.

Após a tragédia, o Ministério Público deu 90 dias para que a Prefeitura interditasse completamente a área. Diante da situação, o Executivo pediu ao Semasa para apresentar um projeto de readequação do Parque Guaraciaba. No projeto, a autarquia aponta várias alternativas para o Tancão da Morte, entre elas, a redução da altura da lâmina d’água com a utilização da água para o reuso ou mesmo para o abastecimento.

Ambientalistas e integrantes do grupo SOS Guaraciaba são contra tal medida, pois acreditam que a fiscalização mais eficaz aliada à reabertura do parque o tornarão seguro para o lazer da população. Em nota, o Semasa esclareceu que a proposta não inclui o aterramento total do lago, mas apenas parcial.

A ideia, se aprovada pela Prefeitura, é deixar o lago com 2 metros de profundidade, de modo a garantir a segurança do local e minimizar os riscos de morte por afogamento. Atualmente, nos pontos mais perigosos, o lago chega a ter 60 metros de profundidade.

Com o estudo em mãos, a Prefeitura de Santo André pediu e o Ministério Público concedeu a prorrogação do prazo por mais 90 dias. O primeiro prazo terminou na última terça-feira (29/04). A expectativa do Executivo é conseguir recurso com o governo estadual, federal ou iniciativa privada para viabilizar o projeto do parque dentro do novo período. O valor das obras não foi revelado.

Histórico
O Parque Guaraciaba tem 500 mil metros quadrados e foi desapropriado pela administração municipal em 1989, mas passou a ser administrado pela Prefeitura somente em 2005. O reservatório de água, que tem 78 mil metros quadrados de extensão, foi formado a partir de um porto de areia dentro da área verde de aproximadamente 2,4 milhões de metros quadrados.

Devido à grande quantidade de mortes por afogamento, o local é fechado à visitação há nove anos. De acordo com a Administração, o local é vigiado 24 horas por guardas municipais para evitar a entrada de banhistas.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Saúde e Ciência
20/09/2018 | Campanha contra sarampo e poliomielite segue na região
19/09/2018 | É melhor dormir com ou sem meias?
19/09/2018 | Forma de andar mostra os vícios de postura
As mais lidas de Saúde e Ciência
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7732 dias no ar.