NOTÍCIA ANTERIOR
Motoristas de Mauá receberão pagamento
PRÓXIMA NOTÍCIA
Em busca de cargos, PP entra para base governista em Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/08/2014 | Cidade
Semana de Aleitamento Materno é encerrada em Mauá
Semana de Aleitamento Materno é encerrada em Mauá Algumas mães que estão amamentando acompanharam a atividade. Crédito: Roberto Mourão
Algumas mães que estão amamentando acompanharam a atividade. Crédito: Roberto Mourão
Durante a semana as ações aconteceram diretamente nas Unidades de Saúde. O evento de encerramento aconteceu na sexta-feira com atividade cultural na Praça 22 de Novembro

Nem mesmo o frio e a neblina da tarde de sexta-feira (8) impediram que trabalhadores da saúde, mães e população em geral se concentrassem na Praça 22 de Novembro para o encerramento da Semana Mundial de Aleitamento Materno.

Durante a semana as ações aconteceram diretamente nas Unidades de Saúde. Foram mais de 70 atividades com dinâmicas variadas, mas sempre enfocando a necessidade de conscientização da importância das mães amamentarem seus filhos.

O evento de encerramento mais uma vez mostrou o trabalho em rede e integrado da saúde de Mauá juntando UBSs, UPAs, Centro de Referência em Saúde da Mulher e Saúde Mental. Usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) adulto fizeram a abertura com apresentação de Maracatu. Também foi trabalho do pessoal do CAPS a criação das imagens que ilustraram os cordéis produzidos nos serviços de saúde.

Ao todo foram 29 cordéis apresentados ao público, alguns com acompanhamento instrumental obtido graças às parcerias que as unidades possuem com suas comunidades.

“Amamentar é fundamental para a criação de vínculo entre mãe e filho e a gente pode ajudar mais incentivando a amamentação no dia a dia,” destacou o médico José Alexandre Weiler, assessor especial da Secretaria de Saúde.

Algumas mães que estão amamentando acompanharam a atividade. Regiane Ferreira dos Santos, 20, mãe da pequena Meire Cristina de apenas um mês conta que “a opção por amamentar foi uma consequência natural.” Mas revela, “ouvi muitos esclarecimentos durante a gravidez e estava consciente. Eu mesma mamei até cinco anos e sou muito saudável”. A amamentação deve ser no mínimo por seis meses, mas Regiane já decidiu, “vou amamentar enquanto ela aceitar o peito, não importa a idade.”

A Semana de Aleitamento Materno é uma atividade mundial com o propósito de desenvolver ações que esclareçam e conscientizem as mães a manterem a amamentação como forma de oferecer a melhor nutrição e proteção aos seus filhos.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são serviços que oferecem suporte e estímulo para amamentação. Quando a mulher tem alguma dificuldade pode procurar orientação no Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno, que funciona junto ao Centro de Referência da Saúde da Mulher. O CIAMA ainda desenvolve o projeto Amamenteiras através do qual uma nutricionista realiza encontros em entidades e associações visando a troca de experiências no manejo e valorização do aleitamento materno.

Por PMM - Redação
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.