NOTÍCIA ANTERIOR
Coletores de resíduos cruzam os braços no ABCD
PRÓXIMA NOTÍCIA
Greve de motoristas interrompe circulação de ônibus em SP
DATA DA PUBLICAÇÃO 01/04/2014 | Geral
Semáforo que abre antes para ônibus começa a funcionar em São Paulo
Aparelho abre 12 segundos antes dos demais e foi instalado na Lapa.

Objetivo é que ônibus cruzem a pista sem atrapalhar os carros.


Um semáforo que abre antes para os ônibus começou a funcionar nesta terça-feira (1°) no cruzamento da Rua Clélia com a Rua Tibério, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo. A tecnologia "Queue jump" (fura-fila, em tradução livre do inglês) é importada da Inglaterra e inédita no Brasil.

O equipamento foi instalado à direita da via, na faixa exclusiva para ônibus. Para diferenciar o novo aparelho do tradicional, é possível ver o desenho de um ônibus iluminado dentro das três fases de cor (vermelha, amarela e verde). Após detectar a presença de coletivos na faixa exclusiva, um sensor abre o sinal 12 segundos antes do semáforo destinado aos demais veículos.

Quando não há tráfego na via, os ônibus conseguem passar da faixa da direita para a da esquerda e, assim, ter acesso ao corredor da Avenida Francisco Matarazzo. Depois de 12 segundos, o semáforo dos carros se abre. A travessia de pedestres no local só é permitida quando os dois sinais estiverem fechados. Técnicos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) vão ficar no cruzamento nos próximos dias para orientar pedestres e motoristas.

"É um mecanismo de ultrapassagem que não exige uma pista adicional ou um grande esforço do ponto de vista logístico para favorecer o transporte público. São mecanismos que melhoram a fluidez do trânsito, privilegiando o transporte público e favorecendo também o fluxo de carros", afirmou o prefeito Fernando Haddad (PT) em visita ao local.

A prefeitura estuda instalar mais quatro ou cinco semáforos com esse sistema em outros pontos da cidade, mas não especificou quais.

O sinal destinado especialmente aos ônibus funcionará nos mesmos períodos de operação do corredor exclusivo para coletivos na Rua Clélia: das 6h às 11h e das 16h às 20h. Quando o corredor estiver desativado, o semáforo funcionará como um equipamento convencional.

"É uma mudança de cultura, que exige atenção do motorista e do pedestre. O pedestre tem que saber que aqui há tempos semafóricos diferenciados para o ônibus e para o carro. Não é uma coisa que possa se fazer generalizadamente, sem uma mudança de cultura. Motoristas de ônibus e pedestres têm que ser educados para isso para que tudo funcione bem", disse Haddad.

Ao todo, serão beneficiadas 24 linhas, que transportam 167,5 mil passageiros por dia. De acordo com a CET, 169 ônibus passam pela Rua Clélia entre as 6h e as 9h – considerado o horário de pico da manhã.

Por Letícia Macedo - G1 São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7712 dias no ar.