NOTÍCIA ANTERIOR
ABCD terá aumento de temperatura nos próximos dias
PRÓXIMA NOTÍCIA
ParkShopping SãoCaetano recebe Luisa Mell
DATA DA PUBLICAÇÃO 15/06/2016 | Setecidades
Sem monitores, Sabina suspende programação
Sem monitores, Sabina suspende programação Foto: Claudinei Plaza/DGABC
Foto: Claudinei Plaza/DGABC
A Prefeitura de Santo André restringiu a programação da Sabina Escola Parque do Conhecimento há cerca de um mês. O espaço, destinado a atividades educativas e de lazer para a comunidade, está sem monitores para manutenção de parte das atividades, desde que a administração do prefeito Carlos Grana (PT) não renovou contrato com a FSA (Fundação Santo André) para a execução dos serviços.

A suspensão das atividades resultou na interdição de boa parte dos espaços da Sabina – praticamente um andar –, principalmente os locais voltados para experiências cientificas, tais como o simulador de fenômenos climáticos – Fúria da Natureza –, e o Gerador de Van Der Graaf, máquina eletrostática famosa por deixar o cabelo dos visitantes em pé. A exposição de réplicas de dinossauros também foi fechada.

Faixa exposta na entrada do local informa que “em virtude de melhorias, o acervo científico está provisoriamente indisponível”. Entretanto, funcionários da Sabina confirmam que quase todos os espaços estão fechados para visitantes devido à falta de monitores.

Com a suspensão parcial de suas atrações, a Sabina tem apresentado queda de público. Durante a semana, as visitas são exclusivas para alunos da rede municipal, restando apenas o sábado e domingo para visitação do público em geral. “Como só temos o Planetário, o espaço de sensores para crianças até 3 anos e o Pinguinário abertos, muitas pessoas deixaram de visitar ”, comenta funcionária do local que preferiu não se identificar.

A Prefeitura de Santo André recorreu à gratuidade das visitas aos fins de semana como tentativa de atrair o público. Antes, eram cobrados R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) pelo acesso ao espaço.

Por meio de nota, a Secretaria de Educação de Santo André, responsável pelo estabelecimento educativo, esclarece que “o espaço contará, em breve, com o apoio UFABC (Universidade Federal do ABC) para a gestão da unidade”. Conforme a Pasta, “algumas atividades estão interrompidas por curto prazo de tempo até que se conclua a transição das equipes científica e pedagógica.”

O contrato com a FSA não foi renovado devido à falta da certidão negativa de débitos junto à Receita Federal.

UFABC planeja assumir espaço até fim do mês

De acordo com o pró-reitor de Extensão e Cultura da UFABC (Universidade Federal do ABC), Daniel Pansarelli, a instituição deve assinar com a Prefeitura de Santo André termo de compromisso para o gerenciamento da Sabina Escola Parque do Conhecimento nas próximas semanas. Com isso, a expectativa é a de que as atividades sejam normalizada até o fim do mês.

O novo convênio deverá reduzir em até 40% os custos da administração municipal com o equipamento da Educação. Pansarelli, no entanto, não citou valores do contrato.

“Nossa meta é ampliar de dez para mais de 50 o número de monitores da Sabina. O objetivo é implantar novas atrações e, principalmente, levar perspectiva nova para o local, expandindo a visitação para as escolas de Ensino Médio, além de utilizar o espaço como extensão da UFABC.”

Por Daniel Macário - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.