NOTÍCIA ANTERIOR
Troller mostra pela primeira vez a nova geração do jipe T4
PRÓXIMA NOTÍCIA
Chevrolet anuncia recall do sedã Malibu por defeito no chicote
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/06/2014 | Veículos
Sem Mille, Fiat Uno está em queda na lista dos carros mais vendidos
De 2º colocado no mês de janeiro, hatch foi o 10º no ranking de maio.

Volkswagen Gol levou 'susto' em março, mas recuperou topo em seguida.


Valendo desde o começo do ano, a obrigatoriedade de airbag e freios ABS para modelos zero quilômetro está mexendo com o ranking dos carros mais vendidos no Brasil, que inclui automóveis e os chamados comerciais leves - picapes, furgões e SUVs.

Com a lei, modelos "populares", como os hatches Volkswagen Gol G4 (geração antiga) e o Fiat Mille (primeira geração do Uno) ficariam mais caros para receber esses equipamentos, e as montadoras optaram por tirá-los do mercado. Mas os emplacamentos desses carros eram somadas às dos novos Gol e Uno, engordando a conta deles e contribuindo para ficarem, nos últimos anos, em primeiro e segundo lugar no ranking de vendas, respectivamente.

Com a aposentadoria de G4 e Mille, ficou mais difícil eles manterem essas posições. A "vida" do Uno é a mais complicada: em janeiro, ele ocupou a posição em que fechou 2013, a vice-liderança de vendas; dali para frente, só caiu e, no balanço de maio, foi o décimo.

57% a menos em 1 ano
Em um ano (comparando maio de 2013 com maio de 2014), os emplacamentos do Uno caíram 57%, segundo números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

No mês passado foram vendidas 7.871 unidades. Um ano antes, quando Novo Uno e Mille ainda estavam à venda, foram 18.352. É válido observar que os emplacamentos de carros (automóveis e comerciais leves) caíram de forma geral em 1 ano, mas o recuo foi de 7,54%.

No acumulado de 2014, também considerando automóveis e comerciais leves, o Uno aparece em sexto lugar em vendas, com 53.468 unidades emplacadas entre janeiro e maio, 33% a menos do que no mesmo período de 2013, quando 80.180 foram comercializadas. No geral, a venda de carros diminuiu 5,19%, comparando-se os cinco primeiros meses deste ano com os do anterior.

Gol leva susto, mas ainda se segura
O Gol também registra queda no número de emplacamentos, mas ainda se segura na liderança.

Em março passado, "levou" um susto, ao perder o primeiro lugar num ranking mensal pela primeira vez em dois anos.

Terminou aquele mês em terceiro, atrás do hatch Fiat Palio e da picape Fiat Strada, modelos mais caros. Voltou a ser o primeiro nas vendas em abril e repetiu a colocação em maio.

No entanto, as comparações com o volume de 2013 são ruins para o Gol. Em maio deste ano, foram vendidas 15.188 unidades, um recuo de 23,8% sobre o mesmo mês em 2013, quando 19.955 Gol foram licenciados.

No acumulado de 2014, o Gol tem 80.440 unidades emplacadas, bem mais do que as 68.485 do Palio, o atual vice-líder. Mas o volume é 18,6% inferior que o do mesmo período de 2013, quando o hatch da Volkswagen somou 98.813 unidades vendidas.

Quem ganha espaço
À primeira vista, o top 10 de maio de 2014 é não é muito diferente daquele de 1 ano atrás. Quase todos os personagens se repetem. A novidade está nas colocações (veja ao fim da reportagem).

O Gol liderou tanto em maio de 2013 quanto em 2014. O Uno, de vice-líder, despencou para 10º colocado. O Palio ganhou uma posição, subindo de terceiro para segundo. Sua "prima" Strada, subiu duas, do quinto para o terceiro lugar.

O Chevrolet Onix, um dos modelos que mais cresceram em vendas no último ano, saltou da oitava posição, em maio de 2013, para a quarta no mês passado. O Ford Fiesta Hatch caiu uma, de quarto para quinto, mas agora conta com os emplacamentos do New Fiesta brasileiro, além do Fiesta Rocam, que deverá se despedir com o lançamento do Novo Ka.

Outro que ganhou fôlego nesse recorte do mês de maio foi o Renault Sandero, prestes a ter a nova geração lançada no Brasil. A antiga, que nem chegou ao top 10 naquele mês, em 2013, ocupa a sexta posição no ranking de maio deste ano, amparada por promoções de fim de vida.

Subiram também o Fiat Siena (contando emplacamentos do EL, versão de entrada, e do Grand Siena) e Hyundai HB20. O Volkswagen Fox (incluindo o "aventureiro" CrossFox) perdeu posições.

Comparando os números de vendas dos 5 primeiros meses deste ano com os de 2013, o top 10 mais atual reflete basicamente as mudanças, mostrando a queda do Uno, a arrancada de Strada, Onix e do Fiesta, mas aponta perda de posições do HB20, de quarto para oitavo colocado.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7711 dias no ar.