DATA DA PUBLICAÇÃO 05/06/2014 | Veículos
Sem Mille, Fiat Uno está em queda na lista dos carros mais vendidos
De 2º colocado no mês de janeiro, hatch foi o 10º no ranking de maio.
Volkswagen Gol levou 'susto' em março, mas recuperou topo em seguida.
Valendo desde o começo do ano, a obrigatoriedade de airbag e freios ABS para modelos zero quilômetro está mexendo com o ranking dos carros mais vendidos no Brasil, que inclui automóveis e os chamados comerciais leves - picapes, furgões e SUVs.
Com a lei, modelos "populares", como os hatches Volkswagen Gol G4 (geração antiga) e o Fiat Mille (primeira geração do Uno) ficariam mais caros para receber esses equipamentos, e as montadoras optaram por tirá-los do mercado. Mas os emplacamentos desses carros eram somadas às dos novos Gol e Uno, engordando a conta deles e contribuindo para ficarem, nos últimos anos, em primeiro e segundo lugar no ranking de vendas, respectivamente.
Com a aposentadoria de G4 e Mille, ficou mais difícil eles manterem essas posições. A "vida" do Uno é a mais complicada: em janeiro, ele ocupou a posição em que fechou 2013, a vice-liderança de vendas; dali para frente, só caiu e, no balanço de maio, foi o décimo.
57% a menos em 1 ano
Em um ano (comparando maio de 2013 com maio de 2014), os emplacamentos do Uno caíram 57%, segundo números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
No mês passado foram vendidas 7.871 unidades. Um ano antes, quando Novo Uno e Mille ainda estavam à venda, foram 18.352. É válido observar que os emplacamentos de carros (automóveis e comerciais leves) caíram de forma geral em 1 ano, mas o recuo foi de 7,54%.
No acumulado de 2014, também considerando automóveis e comerciais leves, o Uno aparece em sexto lugar em vendas, com 53.468 unidades emplacadas entre janeiro e maio, 33% a menos do que no mesmo período de 2013, quando 80.180 foram comercializadas. No geral, a venda de carros diminuiu 5,19%, comparando-se os cinco primeiros meses deste ano com os do anterior.
Gol leva susto, mas ainda se segura
O Gol também registra queda no número de emplacamentos, mas ainda se segura na liderança.
Em março passado, "levou" um susto, ao perder o primeiro lugar num ranking mensal pela primeira vez em dois anos.
Terminou aquele mês em terceiro, atrás do hatch Fiat Palio e da picape Fiat Strada, modelos mais caros. Voltou a ser o primeiro nas vendas em abril e repetiu a colocação em maio.
No entanto, as comparações com o volume de 2013 são ruins para o Gol. Em maio deste ano, foram vendidas 15.188 unidades, um recuo de 23,8% sobre o mesmo mês em 2013, quando 19.955 Gol foram licenciados.
No acumulado de 2014, o Gol tem 80.440 unidades emplacadas, bem mais do que as 68.485 do Palio, o atual vice-líder. Mas o volume é 18,6% inferior que o do mesmo período de 2013, quando o hatch da Volkswagen somou 98.813 unidades vendidas.
Quem ganha espaço
À primeira vista, o top 10 de maio de 2014 é não é muito diferente daquele de 1 ano atrás. Quase todos os personagens se repetem. A novidade está nas colocações (veja ao fim da reportagem).
O Gol liderou tanto em maio de 2013 quanto em 2014. O Uno, de vice-líder, despencou para 10º colocado. O Palio ganhou uma posição, subindo de terceiro para segundo. Sua "prima" Strada, subiu duas, do quinto para o terceiro lugar.
O Chevrolet Onix, um dos modelos que mais cresceram em vendas no último ano, saltou da oitava posição, em maio de 2013, para a quarta no mês passado. O Ford Fiesta Hatch caiu uma, de quarto para quinto, mas agora conta com os emplacamentos do New Fiesta brasileiro, além do Fiesta Rocam, que deverá se despedir com o lançamento do Novo Ka.
Outro que ganhou fôlego nesse recorte do mês de maio foi o Renault Sandero, prestes a ter a nova geração lançada no Brasil. A antiga, que nem chegou ao top 10 naquele mês, em 2013, ocupa a sexta posição no ranking de maio deste ano, amparada por promoções de fim de vida.
Subiram também o Fiat Siena (contando emplacamentos do EL, versão de entrada, e do Grand Siena) e Hyundai HB20. O Volkswagen Fox (incluindo o "aventureiro" CrossFox) perdeu posições.
Comparando os números de vendas dos 5 primeiros meses deste ano com os de 2013, o top 10 mais atual reflete basicamente as mudanças, mostrando a queda do Uno, a arrancada de Strada, Onix e do Fiesta, mas aponta perda de posições do HB20, de quarto para oitavo colocado.
Volkswagen Gol levou 'susto' em março, mas recuperou topo em seguida.
Valendo desde o começo do ano, a obrigatoriedade de airbag e freios ABS para modelos zero quilômetro está mexendo com o ranking dos carros mais vendidos no Brasil, que inclui automóveis e os chamados comerciais leves - picapes, furgões e SUVs.
Com a lei, modelos "populares", como os hatches Volkswagen Gol G4 (geração antiga) e o Fiat Mille (primeira geração do Uno) ficariam mais caros para receber esses equipamentos, e as montadoras optaram por tirá-los do mercado. Mas os emplacamentos desses carros eram somadas às dos novos Gol e Uno, engordando a conta deles e contribuindo para ficarem, nos últimos anos, em primeiro e segundo lugar no ranking de vendas, respectivamente.
Com a aposentadoria de G4 e Mille, ficou mais difícil eles manterem essas posições. A "vida" do Uno é a mais complicada: em janeiro, ele ocupou a posição em que fechou 2013, a vice-liderança de vendas; dali para frente, só caiu e, no balanço de maio, foi o décimo.
57% a menos em 1 ano
Em um ano (comparando maio de 2013 com maio de 2014), os emplacamentos do Uno caíram 57%, segundo números da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
No mês passado foram vendidas 7.871 unidades. Um ano antes, quando Novo Uno e Mille ainda estavam à venda, foram 18.352. É válido observar que os emplacamentos de carros (automóveis e comerciais leves) caíram de forma geral em 1 ano, mas o recuo foi de 7,54%.
No acumulado de 2014, também considerando automóveis e comerciais leves, o Uno aparece em sexto lugar em vendas, com 53.468 unidades emplacadas entre janeiro e maio, 33% a menos do que no mesmo período de 2013, quando 80.180 foram comercializadas. No geral, a venda de carros diminuiu 5,19%, comparando-se os cinco primeiros meses deste ano com os do anterior.
Gol leva susto, mas ainda se segura
O Gol também registra queda no número de emplacamentos, mas ainda se segura na liderança.
Em março passado, "levou" um susto, ao perder o primeiro lugar num ranking mensal pela primeira vez em dois anos.
Terminou aquele mês em terceiro, atrás do hatch Fiat Palio e da picape Fiat Strada, modelos mais caros. Voltou a ser o primeiro nas vendas em abril e repetiu a colocação em maio.
No entanto, as comparações com o volume de 2013 são ruins para o Gol. Em maio deste ano, foram vendidas 15.188 unidades, um recuo de 23,8% sobre o mesmo mês em 2013, quando 19.955 Gol foram licenciados.
No acumulado de 2014, o Gol tem 80.440 unidades emplacadas, bem mais do que as 68.485 do Palio, o atual vice-líder. Mas o volume é 18,6% inferior que o do mesmo período de 2013, quando o hatch da Volkswagen somou 98.813 unidades vendidas.
Quem ganha espaço
À primeira vista, o top 10 de maio de 2014 é não é muito diferente daquele de 1 ano atrás. Quase todos os personagens se repetem. A novidade está nas colocações (veja ao fim da reportagem).
O Gol liderou tanto em maio de 2013 quanto em 2014. O Uno, de vice-líder, despencou para 10º colocado. O Palio ganhou uma posição, subindo de terceiro para segundo. Sua "prima" Strada, subiu duas, do quinto para o terceiro lugar.
O Chevrolet Onix, um dos modelos que mais cresceram em vendas no último ano, saltou da oitava posição, em maio de 2013, para a quarta no mês passado. O Ford Fiesta Hatch caiu uma, de quarto para quinto, mas agora conta com os emplacamentos do New Fiesta brasileiro, além do Fiesta Rocam, que deverá se despedir com o lançamento do Novo Ka.
Outro que ganhou fôlego nesse recorte do mês de maio foi o Renault Sandero, prestes a ter a nova geração lançada no Brasil. A antiga, que nem chegou ao top 10 naquele mês, em 2013, ocupa a sexta posição no ranking de maio deste ano, amparada por promoções de fim de vida.
Subiram também o Fiat Siena (contando emplacamentos do EL, versão de entrada, e do Grand Siena) e Hyundai HB20. O Volkswagen Fox (incluindo o "aventureiro" CrossFox) perdeu posições.
Comparando os números de vendas dos 5 primeiros meses deste ano com os de 2013, o top 10 mais atual reflete basicamente as mudanças, mostrando a queda do Uno, a arrancada de Strada, Onix e do Fiesta, mas aponta perda de posições do HB20, de quarto para oitavo colocado.
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda