NOTÍCIA ANTERIOR
Diadema distribui 300 mudas na região central
PRÓXIMA NOTÍCIA
Multas sobem mais que frota em um ano
DATA DA PUBLICAÇÃO 02/02/2014 | Setecidades
Sem licitação há 30 anos, Lote 5 continua à espera de decisão da Justiça
Sem licitação há 30 anos, Lote 5 continua à espera de decisão da Justiça Sem licitação, serviço oferecido resulta em linhas desatualizadas. Foto: Amanda Perobelli
Sem licitação, serviço oferecido resulta em linhas desatualizadas. Foto: Amanda Perobelli
Licitação dos ônibus intermunicipais do ABCD segue bloqueada; há recurso na Justiça de Manaus

Desde outubro do ano passado um problema judicial impede a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) de abrir a licitação da área 5, correspondente ao transporte público intermunicipal do ABCD.

A Procuradoria Geral do Estado de São Paulo interpôs recurso junto à Justiça de Manaus em uma tentativa de liberar o documento que garantirá a continuidade do processo licitatório. No entanto, até o momento, o caso não foi reavaliado e, dessa forma, a licitação continua legalmente bloqueada.

A Justiça de Manaus interrompeu a concorrência, em outubro, em uma tentativa de garantir que o empresário Baltazar de Souza cumpra os pagamentos de penhoras naquele estado. Souza tem empresas de transporte urbano em Manaus.

O receio da Justiça amazonense é que as empresas de Souza percam a nova licitação do transporte público do ABCD, dificultando assim o pagamento das dívidas em Manaus. O empresário Baltazar de Souza é dono das empresas Cidade Mauá, Eaosa (Empresa Auto ônibus Santo André) e Viação Ribeirão Pires.

Antes da pendência judicial, o edital da licitação esteve sob consulta pública em setembro do ano passado e a expectativa da EMTU era abrir a licitação na primeira quinzena de outubro.

O processo de licitação engloba 120 linhas que atendem os sete municípios do ABCD. Atualmente 18 empresas atuam no transporte da Região e transportam 7,7 milhões de passageiros por mês.

Precárias - O novo contrato deve pôr fim a concessões precárias existentes nos sete municípios há mais de 30 anos. O serviço oferecido à população hoje resulta em linhas desatualizadas, frota antiga e menor possibilidade de exigência de qualidade por parte da EMTU. Por quatro vezes a empresa já tentou licitar a área 5, sem sucesso, já que não houve apresentação de propostas.

Por Claudia Mayara - ABCD Maior
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Setecidades
25/09/2018 | Acidente na Tibiriçá termina com vítima fatal
25/09/2018 | Santo André quer tombar 150 jazigos de cemitérios municipais
21/09/2018 | Região ganha 13 mil árvores em um ano
As mais lidas de Setecidades
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.