NOTÍCIA ANTERIOR
Vereadores de Mauá encerram trabalhos de 2012
PRÓXIMA NOTÍCIA
Edimar condiciona ficar no PSDB a mudança na sigla
DATA DA PUBLICAÇÃO 12/12/2012 | Cidade
Sem água, moradores deixam de trabalhar
"Queremos água", entoa um coro de cerca de 40 vozes. Este é o reflexo da situação vivida pelos moradores da Rua Edmir Bozzato, no Itapark Velho, em Mauá. Desde a semana passada o fornecimento acontece durante cinco das 24 horas do dia. "Para lavar roupa, tenho que acordar às 2h, porque é a hora que a água chega", diz a dona de casa Maria José Andrade de Melo, 58 anos.

Moradores afirmam não estar indo trabalhar por não ter como tomar banho ou, ao menos, escovar os dentes antes de sair de casa. "Estou só com duas garrafas PET cheias que peguei na casa da minha mãe para poder beber e cozinhar", afirma a auxiliar administrativa Adelmir Nunes, 43.

Uma questão levantada pela maioria é o fato de, ao abrir as torneiras de casa, o hidrômetro rodar normalmente. "É como se pagássemos pelo ar que sai da torneira" analisa o metalúrgico Marcos Antonio Galvão, 46. Ele e outros muitos dizem que a conta vem todo mês, mas a água, não.

Alguns vizinhos afirmam que há alguns anos existia, no início da rua, pressurizador de água que fazia com que todas as casas fossem abastecidas. "Depois que tiraram, a gente não tem mais água", comenta Adelmir. A dona de casa Maria Tereza da Silva, 58, diz que a falta de água é um problema constante na rua desde que ela se mudou para lá, há 35 anos. "Já lavei roupa em chafariz porque não tinha água em casa", lembra.

Vizinhos afirmam que entraram em contato com a Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá) inúmeras vezes e que a cada ligação é fornecida uma informação diferente. "Chegaram a sugerir que fizéssemos uma vaquinha e chamássemos um caminhão-pipa porque eles não podiam fazer mais nada", destaca a dona de casa Maria Julieta dos Santos, 41.

A Sama explicou que na sexta-feira houve pane elétrica na Estação Elevatória de Água Capiburgo, o que impediu o funcionamento do conjunto de bombas que mandam água para o Reservatório Zaíra, e que o abastecimento voltou no sábado. Já foi solicitado à Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado) para que intensifique a entrega de água no Reservatório Zaíra, o que ajudará a normalizar a situação nos próximos dias.

Desabastecimento persiste na Vila Euclides, em S.Bernardo

Os moradores da Vila Euclides, em São Bernardo, passaram por interrupção no fornecimento de água na semana passada. O problema também afetou bairros de Santo André e Diadema.

No fim de semana, o desabastecimento foi solucionado parcialmente. Ontem, mais quatro vias do bairro amanheceram com torneiras secas: Monte Alegre, Euclides da Cunha, 15 de Novembro e Avenida Senador Flaquer. A desenhista Magda Rizzo Mendes contratou diarista para fazer a limpeza de sua residência. Só quando estava no trabalho soube que o serviço não seria concluído porque a água não voltou. "Isso fora o transtorno que já enfrentamos na semana passada. Ninguém (da Sabesp) tem um pingo de consideração. Mandei e-mails e disseram que a reclamação não procede."

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado) informou que durante a madrugada de ontem a região onde está localizado o reservatório Planalto e uma de suas estações ficou sem energia, o que provocou o desabastecimento. A energia elétrica foi restabelecida às 7h30, mas a recuperação do sistema ocorre ao longo do dia. Nos pontos mais altos e distantes do reservatório o fornecimento só acontecerá durante a madrugada de hoje. (Maíra Sanches)

Por Drielly Gaspar - Especial para o Diário
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.