NOTÍCIA ANTERIOR
MEC divulga lista de convocados do SiSU de meio de ano
PRÓXIMA NOTÍCIA
Hoje é o último dia de inscrições do ProUni
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/06/2011 | Educação
Seleção para 75 mil bolsas começa no próximo semestre, diz Dilma
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça-feira (21) que a seleção para a concessão de 75 mil bolsas de estudo no exterior para estudantes de nível superior começará no próximo semestre.

"O ministro [Fernando] Haddad, da Educação, e o ministro [Aloizio] Mercadante, da Ciência e Tecnologia, têm o compromisso de começar esta seleção ainda para este semestre que vai se iniciar", afirmou Dilma durante cerimônia nacional de premiação da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.

A iniciativa faz parte de um novo programa chamado Ciência sem Fronteira. O programa, segundo Dilma, levará alunos brasileiros para estudar "nas melhores universidades do mundo". "O que nós queremos é que nossas bolsas estejam nos Estados Unidos, na França, na Alemanha", afirmou a presidente.

O programa contará com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que será responsável por 40 mil bolsas e investimento de R$ 1,47 bilhão. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) concederá as 35 mil bolsas restantes.

Premiação
A presidente cumprimentou e tirou fotos com cada um dos 504 medalhistas de ouro presentes à cerimônia de premiação da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A Olimpíada é voltada para alunos da rede pública que estejam cursando séries do 6º ano do ensino fundamental até o ensino médio.

Na 6ª edição da Olimpíada, foram premiados 3,2 mil alunos com 504 medalhas de ouro, 900 de prata e 1,8 mil de bronze. Os medalhistas receberão bolsas de estudos do CNPq e poderão participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) por um período de 12 meses. Além disso, os medalhistas de ouro poderão participar da Preparação Especial para Competições Internacionais (Peci).

Segundo Dilma, os medalhistas também são candidatos a receber bolsas de estudo no exterior. "A seleção é feita por mérito. Nós selecionamos pessoas como vocês, que estão aqui por mérito, para fazer esse programa", disse Dilma aos medalhistas. "Vocês são o orgulho do nosso país", concluiu.

Na edição da 6ª Olimpíada Brasileira de Matemática, mais de 19,6 milhões de alunos se inscreveram em 44.717 escolas públicas de 5.518 municípios do país (99,2% do total). Esses números representam um recorde de participação no evento, que em sua primeira edição, em 2005, contou com a inscrição de 10,5 milhões de alunos de 31 mil escolas do país.

Participaram da premiação os ministros da Educação, Fernando Haddad; da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante; da Pesca, Luiz Sérgio; da Comunicação Social, Helena Chagas; o governador em exercício do Rio, Luiz Fernando Pezão, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Por Aluizio Freire - G1, no Rio de Janeiro
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.