NOTÍCIA ANTERIOR
''Parecia filme de terror'', diz vítima de acidente com barragens em MG
PRÓXIMA NOTÍCIA
Lei cria programa nacional de combate ao bullying
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/11/2015 | Geral
Seleção de Papai Noel inclui teste de paciência, diz empresa de Suzano
 Seleção de Papai Noel inclui teste de paciência, diz empresa de Suzano Hermes trabalhou como representante de uma empresa de materiais de construção (Foto: Douglas Pires / G1)
Hermes trabalhou como representante de uma empresa de materiais de construção (Foto: Douglas Pires / G1)
Recrutador chega atrasado à entrevista de propósito para observar reação.

Salário para cerca de 50 dias de trabalho é de cerca de R$ 10 mil.


Um trabalho temporário, mas que pode dar um reforço à renda de pessoas com características bem definidas: cabelo branco, barba comprida, barriga bastante saliente e, se possível, olhos azuis. Na região do Alto Tietê, o salário de um Papai Noel de shopping é de cerca de R$ 10 mil por 50 dias de trabalho.

Como paciência é um requisito para o cargo, uma empresa em Suzano que recruta Papais Noéis afirma que o futuro Bom Velhinho é testado. "Chegamos à entrevista com um pouco de atraso, de propósito, para ver se ele [candidato] não perde a paciência. Temos um casting de pessoas que sempre são chamadas. Os candidatos ao cargo de Bom Velhinho precisam ser carinhosos, simpáticos e dóceis", conta a diretora administrativa Antônia Neri Nogueira.

Hermes Alves de Lima, de 72 anos, foi um dos contratados pela empresa em 2015. Ele começou a receber as crianças no shopping de Suzano neste domingo (8), onde trabalha pelo segundo ano consecutivo.

Antônia conta que este Papai Noel, porém, não se candidatou ao cargo. "Eu faço trabalho de contadora e acabei prestando serviço para o Sêo Hermes há anos atrás. Então acabei o convidando para ser Papai Noel e ele aceitou. Eu fui a olheira neste caso".

Papai Noel no corpo e na alma
Não foi a primeira vez que um olheiro viu no senhor Hermes, que ainda trabalha como representante comercial, o perfil ideal para Papai Noel. Dono de longas barbas brancas, fala pausada e vivos olhos azuis, Lima começou a se vestir como Bom Velhinho profissionalmente há 4 anos. "Para ser Papai Noel, externamente, é preciso ter barba branca e sobrancelha branca, além de barriga grande. Interiormente falando, a pessoa tem que gostar e aceitar as crianças, devolvendo a elas a alegria que transmitem ao Papai Noel", detalha Lima diz que a profissão pode ser considerada rentável. "Eu estou aplicando na poupança tudo o que ganho como Papai Noel. Minha meta é comprar um apartamento em São Bernardo do Campo. Acho que daqui uns um ou dois anos eu consigo”, diz.

O primeiro olheiro da carreira do senhor Hermes foi um amigo, no início de 2011. "Ele já trabalhava como Papai Noel no Brás, em São Paulo, me disse que eu levava jeito, pois já tinha um bigode branco. Resolvi deixar a barba", lembra.

Meses depois, com a barba já crescida, sua história começou a mudar quando entrou em uma padaria em São Bernardo do Campo no ABC Paulista, cidade onde mora desde 2003. "Um agenciador me abordou e perguntou se eu aceitava trabalhar como Papai Noel. Ele era de uma agência que prestava serviço para um banco. Aceitei", conta.

No Natal daquele ano, Lima participou da inauguração da árvore de Natal no Parque Ibirapuera. Também foi o Papai Noel de uma família em um condomínio de luxo na capital. Ainda em dezembro, Lima distribuiu presentes em uma ação no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. "Havia uma carreta cheia de brinquedos. Estava cheio e tinha muita criança. Havia bastante policial armado para garantir nossa segurança. Confesso que fiquei com um pouco de medo, principalmente na hora em que fomos almoçar. Foi bem no meio do morro mesmo", diz.

O preparo emocional para o cargo não foi testado só no Complexo do Alemão. No ano passado, um pedido emocionou. "A criança chegou e disse que queria comida. Ela me pediu um brinquedo de comida. Depois, quando acabou o dia, eu fiquei emocionado contando esse fato. A emoção veio mais forte por saber que existem crianças nessas condições e que acabam fazendo um pedido desse", lembra.
Para ser Papai Noel, a pessoa tem que gostar e aceitar as crianças, devolvendo a elas a alegria nos transmitem"
Hermes Alves de Lima

Infância no interior
O Papai Noel já foi seminarista e, por pouco, não seguiu o caminho religioso. Ele, que nasceu na cidade de Buritizal, no interior de São Paulo, entrou para o seminário aos 15 anos. "Fiquei três anos estudando para padre em Ribeirão Preto, mas resolvi sair. Nas férias eu arrumava namoradas e vi que não ia dar certo", conta rindo.

Durante os dias em que trabalhará no shopping, Lima ficará hospedado em Suzano. "Adoro isso que faço. Eu nem sinto o cansaço. À noite, antes de dormir, fico lembrando dos pedidos das crianças, dos rostos e logo durmo para me preparar para o dia seguinte", finaliza o senhor Hermes.

O Papai Noel ficará na Praça de Eventos do shoping atendendo ao público até o dia 24 de dezembro.

De 8/11 a 30/11: das 14h às 22h
De 1/12 a 23/12: das 10h às 22h
Domingos e feriados: das 12h às 20h.
Dia 24/12: das 10h às 17h.

Endereço: Rua Sete de Setembro, 555, Jd. Iraí - Suzano

Por Douglas Pires e Fernanda Lourenço - G1 Mogi das Cruzes e Suzano
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Geral
25/09/2018 | Golpe do ''motoboy'' é o crime da moda
25/09/2018 | Há quatro meses faltam medicamentos no SUS
25/09/2018 | Redução de pressão de água é eficaz, mas exige medidas, diz professor
As mais lidas de Geral
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7719 dias no ar.