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DATA DA PUBLICAÇÃO 09/03/2014 | Setecidades
Seis cidades da Região passam a integrar lista on-line do Procon
Seis cidades da Região passam a integrar lista on-line do Procon Telefonia e banda larga fixa e móvel, além de TV por assinatura, lideraram reclamações no ABCD. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Telefonia e banda larga fixa e móvel, além de TV por assinatura, lideraram reclamações no ABCD. Foto: Arquivo ABCD MAIOR
Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema já contavam com o serviço; Mauá e Ribeirão acabam de entrar

Além de Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema, que já contavam com o serviço, mais duas cidades do ABCD passaram a integrar, desde sexta-feira (07/03), o Ranking de Atendimentos On-line da Fundação Procon-SP. Consumidores de Mauá e Ribeirão Pires estão entre os de 20 municípios do Interior e da Grande São Paulo que poderão fazer, on-line, reclamações de produtos e serviços.

A lista on-line traz informações, em tempo real, dos problemas relatados pelo cidadão paulista e fornece subsídios para ele escolher fornecedores que respeitem o direito do consumidor.

Com a inclusão, a lista passa a abranger 46 cidades do Estado. Os novos municípios representam uma população de 3.447.008 pessoas, e o total de atendimentos realizados pelos Procons desses lugares, no ano de 2013, foi de 268.471.

O número representa um acréscimo de 33,96% ao ranking on-line estadual, que contabilizou, no ano passado, 790.476 atendimentos.

Além de Mauá e Ribeirão Pires, as novas cidades do ranking são Marília, São Roque, Itatiba, Várzea Paulista, Valinhos, Limeira, Araras, Rio Claro, Americana, Santa Bárbara, Avaré, Jaboticabal, São Vicente, Franca, Fernandópolis, São Carlos, Birigui e Lins.

Para acessar o ranking: http://sistemas.procon.sp.gov.br/rank_estadual/?m=rank_atend

Serviço de telefonia liderou reclamações em 2013

As empresas do segmento de Telecomunicações lideraram as reclamações ao Procon no ABCD em 2013. Telefonia e banda larga fixa e móvel, além de TV por assinatura, se revezaram na liderança das reclamações em três das quatro cidades da Região que o Procon acompanhava no ano passado: São Bernardo, São Caetano e Diadema.

A exceção foi Santo André, onde empresas do setor bancário ocuparam as primeiras posições. A mais reclamada na cidade foi o Itaú/Unibanco, com 631 registros no Procon, dos quais 95% foram solucionados. Em seguida apareceram Bradesco e Vivo/Telefônica.

Em São Bernardo, a Vivo/Telefônica liderou, com 449 reclamações. Dessas, 96% foram resolvidas. Itaú/Unibanco apareceu na segunda posição na cidade, seguido pela Claro.

A Net apareceu como a mais reclamada em São Caetano, com 289 registros no Procon. Desses, 96% foram solucionados. Vivo/Telefônica ocupou a segunda posição em reclamações, vindo em seguida a Claro.

Assim como em São Bernardo, a Vivo/Telefônica foi a empresa com maior número de reclamações em Diadema em 2013, um total de 389 registros, dos quais 99% foram resolvidos. Bradesco e Claro ocuparam a segunda e terceira posições, respectivamente.

De acordo com o Procon, o Grupo Vivo Telefônica ficou no topo da lista estadual no ano passado (11.894 atendimentos contra 9.863 em 2012), posição ocupada anteriormente pelo Grupo Itaú, que reduziu seus números no Estado de 10.306 em 2012 para 7.199 em 2013.

Por ABCD Maior - Redação
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