NOTÍCIA ANTERIOR
Livros com países errados serão recolhidos, diz governo
PRÓXIMA NOTÍCIA
Academia Brasileira de Letras lança no Rio o novo vocabulário oficial após reforma ortográfica
DATA DA PUBLICAÇÃO 19/03/2009 | Educação
Segundo secretaria, 19,2% das escolas estaduais não evoluíram em 2008
Das 5.183 escolas estaduais de São Paulo, 19,2% (mais de 990) delas obtiveram resultados insatisfatórios na avaliação realizada pela Secretaria de Estado da Educação através do Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp). Os dados foram divulgados pela secretaria na manhã desta quarta-feira (18).

Estas escolas, segundo o critério de avaliação da secretaria, através do Idesp, não evoluíram nem atingiram metas em 2008. Os objetivos são estipulados anualmente e as metas variam conforme as características de cada escola.

“Em educação não existem milagres. Tudo em educação é de médio e longo prazo. Nós criamos um sistema de monitoramento anual das escolas, com metas anuais. Estamos acompanhando todo ano, passo a passo. Não é possível imaginar que, em um ano, as escolas se transformem em escolas de primeiro mundo. Isto não existe. As escolas melhoraram em relação ao seu ponto de partida e isto é o que interessa”, disse a secretária de Estado da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro.

Segundo Maria Helena, as escolas com desempenho considerado “de risco” devem receber, neste ano, apoio pedagógico a professores e alunos, além de monitoramento direcionado, para “atingir a equidade entre as escolas”, disse.

As 379 escolas que tiveram os piores desempenhos em 2007, segundo a Secretaria, foram acompanhadas. Destas, considerando apenas as do ensino fundamental, 72% atingiram ou superaram metas e 8,6% cresceram sem atingir metas.

A situação, segundo os números do Idesp, é mais crítica no ensino fundamental – 49% das escolas de 1ª a 4ª série e 44,2% das escolas de 5ª a 8ª série não registraram avanços com relação ao indicador de 2007.

Os melhores resultados vieram do ensino médio. Conforme os dados da avaliação, 88,2% das escolas apresentaram evolução.

Por G1, em São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Educação
21/09/2018 | Ensino superior cresce no País, mas graças à modalidade a distância
19/09/2018 | Em crise financeira, UFABC tenta definir objetivos para 2019
18/09/2018 | Cidade francesa muda pátio de pré-escola para favorecer a igualdade de gênero
As mais lidas de Educação
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7689 dias no ar.