NOTÍCIA ANTERIOR
Portugal tem 95 casas selecionadas para turismo de habitação
PRÓXIMA NOTÍCIA
Turista compara Sydney a ''Londres tropical''
DATA DA PUBLICAÇÃO 23/12/2010 | Turismo
Segunda maior baleia é avistada no litoral de Santa Catarina
Segundo maior animal existente, uma baleia-fin, ou baleia-comum, surpreendeu passageiros que faziam passeio de barco entre a praia do Rosa (Imbituba) e a ilha do Papagaio (Palhoça), ambas em Santa Catarina, no sábado passado (18).

A surpresa é porque a temporada de observação de baleias já tinha acabado, na metade de novembro; as normalmente vistas na região são baleias-francas; e assim, o passeio do fim de semana nem era com esse objetivo.

Os indivíduos da espécie baleia-fin (Balaenoptera physalus), que alcançam de 21 a 26 metros e podem pesar de 45 a 80 toneladas, segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), só perdem em tamanho para a baleia-azul.

De acordo com os biólogos do Instituto Baleia Franca (IBF), presentes no passeio de barco realizado no fim de semana, baleias desta espécie são raramente encontradas próximas às áreas costeiras. Eles acreditam que ela possa ter se aproximado da costa perseguindo cardumes de pequenos peixes. A espécie foi identificada pelo presidente do instituto, Enrique Litman.

"Nós regressávamos do passeio quando ela surgiu, saltou a poucos metros do barco e, para nossa felicidade, seguiu a embarcação e possibilitou as fotos", comemorou ele. Estudioso dos cetáceos, Litman já havia avistado antes a baleia-fin em Quebec, no Canadá, em 2009.

A baleia-fin foi vista justamente no primeiro passeio de verão realizado pela operadora Turismo Vida Sol e Mar. "Nós estávamos na mesma embarcação em que é feita a observação de baleias francas, de julho a novembro. No verão, usamos o barco para fazer passeios às ilhas da região, mergulhos e outras opções de lazer. Foi uma feliz surpresa", conta Litman.

De acordo com a bióloga responsável pelo IBF, Mônica Pontalti, registros como este devem ser documentados e mostram a importância dos monitoramentos costeiros de cetáceos, especialmente dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA) como foi o caso.

Por Folha Online - São Paulo
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Turismo
18/09/2018 | Brasileiros precisarão de autorização de viagem para entrar na Europa a partir de 2021
17/09/2018 | Halloween Horror Nights 2018, do Universal Orlando, já está aberto
31/08/2018 | Campos do Jordão para crianças
As mais lidas de Turismo
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7710 dias no ar.