NOTÍCIA ANTERIOR
Google Maps mostra ruas decoradas e interior dos 12 estádios da Copa
PRÓXIMA NOTÍCIA
Sony anuncia ''Uncharted 4'' e mostra ''Mortal Kombat X'' na E3 2014
DATA DA PUBLICAÇÃO 09/06/2014 | Tecnologia
Segunda leva de games de nova geração é foco da feira E3 2014
Empresas precisam provar por que público deve ter PS4 ou Xbox One.

Maior evento de videogames do mundo começa na terça-feira (10).


Após os preços e os recursos dos videogames de nova geração serem o centro das atenções em 2013, a edição deste ano da feira Electronic Entertainment Expo (E3), que acontece entre os dias 10 e 12 de junho em Los Angeles (EUA), promete se dedicar à segunda (e certamente mais importante) fornada de jogos para essas duas plataformas, o PlayStation 4 e o Xbox One.

Mais importante porque, depois de uma primeira leva com gráficos não tão impressionantes e as mesmas mecânicas de sempre, os próximos títulos terão de responder – ou pelo menos deixar mais clara – a seguinte questão: por que você deve (ou não) ter um PS4 ou um Xbox One? Em um mundo com cada vez mais opções gratuitas e móveis, isso pode determinar o sucesso ou o fracasso dos novos aparelhos de Sony e Microsoft.

Para tanto, ambas lutam por ainda mais games exclusivos, enquanto os próximos jogos multiplataforma devem sinalizar uma mudança nas produtoras: o foco no desenvolvimento de projetos para os aparelhos mais modernos, e não para PS3 e Xbox 360, os agora videogames da geração passada.

(Nesta semana, o G1 acompanha diretamente de Los Angeles (EUA) os acontecimentos da E3. Siga nossa cobertura em Tempo Real e acesse as últimas notícias, as fotos exclusivas e a página especial da E3 2014.)

Os planos das principais empresas começam a ser destrinchados às 13h30 (horário de Brasília) desta segunda-feira (9), quando a Microsoft abre o dia de conferências pré-E3 e é seguida das produtoras Electronic Arts (17h) e Ubisoft (19h) e da gigante japonesa Sony, que inicia sua apresentação às 22h.

Os exclusivos
Apesar de os videogames realizarem cada vez mais funções (inclua aqui assistir TV e transmitir suas partidas), o fator predominante na hora das vendas continua sendo o acervo de jogos exclusivos. E se nesse sentido os primeiros sete meses de vida de PlayStation 4 e Xbox One foram no máximo mornos, com "Infamous: Second Son" e "Titanfall" se sobressaindo sobre os demais, é de se esperar que Sony e Microsoft dobrem seus esforços durante a E3 2014 para mostrar games com uma única certidão de nascimento.

Para PS4, a principal aposta é a divulgação de detalhes do novo "Uncharted", anunciado durante o lançamento do videogame em novembro de 2013. Outra possível revelação de peso é a sequência de nova geração de "God of War", já insinuada pela Santa Monica Studios, responsável pela série, em seu perfil oficial no Twitter.

Entre os títulos já conhecidos, "The Order: 1886", belo game de tiro em terceira pessoa que mistura Idade Média e Revolução Industrial, e "Driveclub", jogo de corrida com visuais fotográficos e disputas em equipes, devem ter destaque.

No caso do Xbox One, o carro-chefe mais uma vez deve ficar nas mãos da série "Halo", com "Halo 5: Guardians". O nome do jogo foi confirmado no mês passado e ele deve ser exibido durante a feira. Um novo "Gears of War", franquia comprada pela Microsoft da Epic Games, pode aparecer.

A Microsoft também deve revelar mais informações sobre o enigmático "Fable Legends", reimaginação da série criada pelo game designer Peter Molyneux que leva o universo fantasioso de Albion para partidas on-line e cooperativas.

Já a Nintendo, que pelo segundo ano consecutivo não terá uma conferência antes do início da E3, chega com um objetivo que já esperava ter sido cumprido: convencer os jogadores a respeito do Wii U, mais recente videogame da empresa e que ainda não decolou nas vendas.

Está confirmada na feira a sequência do grande sucesso "Super Smash Bros.", que sai pela primeira vez para dois videogames ao mesmo tempo, o Wii U e o portátil 3DS. "Sonic Boom", novo jogo do porco-espinho da Sega que será acompanhado de uma animação 3D, também irá dar as caras.

Os imigrantes
Em 2013, séries populares como "Assassin's Creed", "Fifa" e "Call of Duty" tiveram suas edições anuais adaptadas para os videogames de nova geração. Neste ano, no entanto, a ideia é que PS4 e Xbox One liderem o caminho e mostrem seu verdadeiro poder de fogo nos jogos multiplataforma.

Para a sorte de todos, a E3 2014 estará recheada de games que seguem essa lógica. "Far Cry 4", "Middle-earth: Shadow of Mordor" e "Battlefield: Hardline" devem ver a luz do dia na atual e velha geração de videogames ainda em 2014, enquanto os aguardados "Metal Gear Solid V: The Phantom Pain" e "Mortal Kombat X" tem chegada agendada para a partir de 2015.

Jogos como "Batman: Arkham Knight", "Tom Clancy's The Division" e "The Witcher 3: Wild Hunt", por sua vez, não fugiram do perigo e têm lançamento exclusivo para PlayStation 4 e Xbox One. A decisão, apesar de arrojada, não conseguiu fugir de um adiamento do fim de 2014 para o início de 2015. Nada que um teste na E3 não ajude a remediar.

Outros títulos para ficar atento: "Alien: Isolation", "Evolve" e "Call of Duty: Advanced Warfare".

Os virtuais
E mesmo que a edição de 2014 da E3 tenha tudo para ser focada em games novos, maiores e mais bonitos, uma tecnologia física em especial têm roubado o show e precisa ser acompanhada de perto. Após anos de tentativas frustradas, a realidade virtual voltou com tudo com o Oculus Rift e mais recentemente com o Project Morpheus, óculos da Sony para PS4 anunciado em março.

Todos que testaram – inclusive o G1 – dizem que os novos acessórios de realidade virtual têm tudo para apaixonar o público e ocupar espaço cativo no quarto ou na sala de estar dos jogadores, mas há um preço a se pagar. Qual será ele? Quando esses óculos chegam ao mercado? Quais jogos estão sendo desenvolvidos? Quem sabe na E3 2014.

Por Bruno Araujo - G1, em Los Angeles (EUA)
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Tecnologia
21/09/2018 | Brasileiro fica quase 3 horas por dia assistindo a vídeos online; aumento foi de 135% em 4 anos
19/09/2018 | Sony anuncia PlayStation Classic, versão mini do PS1 com 20 jogos na memória
18/09/2018 | A curiosa razão por que o relógio sempre marca 9:41 nos anúncios da Apple
As mais lidas de Tecnologia
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.