NOTÍCIA ANTERIOR
Custo-benefício é determinante
PRÓXIMA NOTÍCIA
Mégane com apelo esportivo
DATA DA PUBLICAÇÃO 17/04/2009 | Veículos
Sedãs na passarela
Esse segmento é um dos mais competitivos da indústria automobilística brasileira. Em 2008, por exemplo, eles abocanharam uma fatia correspondente a 7,5% das vendas internas de automóveis zero-quilômetro, que totalizaram a marca de 2.299.790 unidades, segundo a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

O Diário colocou lado a lado cinco fortíssimos representantes dessa categoria, todos em suas versões topo de linha: o líder de vendas acumuladas nos três primeiros meses do ano, Honda Civic - com 13.427 unidades vendidas, o equivalente a 28,38% do segmento -, de acordo com dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores); o segundo colocado no acumulado do ano, mas primeiro no ranking do mês de março, Toyota Corolla, com 10.798 veículos comercializados; o Chevrolet Vectra, terceiro colocado em vendas; além do Fiat Linea, avaliado na versão turbo, T-Jet, e do Ford Focus Sedan.

Na avaliação do Diário, o Focus merece o primeiro lugar entre os cinco por oferecer o preço mais baixo e o melhor nível de equipamentos, o que lhe confere o melhor custo-benefício. Um ponto negativo é o fato de não ter motor flexível.

Reestilizado no ano passado, tem visual atraente, bom nível de conforto - com itens como comando de voz para acionar o rádio, telefone e ar-condicionado, que tem regulagem independente para motorista e passageiro dianteiro -, teto solar elétrico e espaço generoso para os ocupantes do banco traseiro e bagagens.

Para dar a partida, basta apertar um botão no console. Não é preciso usar a chave, que pode até ficar na bolsa. O desempenho também agrada. O motor entrega 145,5 cv de potência a 6.000 rpm - é o segundo mais potente entre os cinco concorrentes. A transmissão é automática de quatro velocidades e permite trocas manuais na alavanca. Estabilidade e dirigibilidade agradam.

Cada um dos outros rivais também apresenta inúmeras qualidades. Mas colocamos o Linea T-Jet em segundo lugar pelo prazer de dirigir que oferece e também pela boa relação custo-benefício; Civic e Corolla empatados em terceiro, embora cada um tenha características bem diferentes; e o veterano Chevrolet Vectra em quarto, lembrando que oferece um bom conjunto.

Por Sueli Osório - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7690 dias no ar.