NOTÍCIA ANTERIOR
''Bruto'' aventureiro
PRÓXIMA NOTÍCIA
Tecnologia brasileira ajudará GM
DATA DA PUBLICAÇÃO 18/06/2009 | Veículos
Sedãs japoneses lideram mercado
O segmento dos sedãs médios transformou-se em propriedade dos japoneses. O Honda Civic, por exemplo, fechou os dois últimos anos como líder absoluto de vendas, emplacando, de acordo com a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), 115.138 unidades. Já o Toyota Corolla, segundo colocado, alcançou os 80.104 emplacamentos no biênio 2007/2008.

Diante dessa soberania oriental, colocamos frente a frente os dois principais aspirantes ocidentais a carrascos dessa dupla: Vectra, terceiro colocado no ranking de vendas, com 57.134 unidades emplacadas nos dois anos anteriores, e C4 Pallas, em quarto lugar, com 24.105 emplacamentos no mesmo período.

Avaliamos as versões de entrada do Chevrolet (Expression - R$ 54.098) e do Citroën (GLX - R$ 58.420), ambas com motores flexíveis. E por apresentar melhor desempenho, maior espaço interno e custo-benefício mais atraente, o C4 Pallas levou a melhor sobre o Vectra, que traz, como novidade na linha 2010, motor mais potente e leve facelift, que o tornou mais jovial e atraente.

Custo-benefício - Mesmo sendo R$ 4.322 mais caro, o Citroën oferece melhor custo-benefício para o consumidor que deseja um carro acima do básico. Além da direção eletro-hidráulica - no Chevrolet é hidráulica - , o Pallas oferece a mais de série CD player com MP3, computador de bordo, freios com ABS e rodas de liga leve de 16 polegadas. O air bag duplo também vem de fábrica no três-volumes da marca francesa, item que no Vectra é opcional e custa R$ 1.700 a mais.

Agora, para quem coloca em primeiro lugar o bolso, o Vectra é a melhor opção. Não se pode esquecer que a marca Chevrolet tem rede de concessionários bem maior no solo nacional, fundamental nos momentos em que o veículo deixa o motorista na mão.

Espaço e conforto - Com relação ao espaço, o Pallas volta a levar vantagem. Apesar de possuir só 1 cm a mais de distância entre eixos, o Citroën transmite a sensação de um habitáculo maior. Isso se deve aos 4 cm a mais na largura e 7 cm na altura.

Em comprimento, o Pallas é soberano, sendo 18 cm maior, o que torna seu porta-malas ainda mais generoso, com 580 litros. O do Vectra tem 526 litros.

Ainda analisando o interior, ambos chamam a atenção pelo bom nível de acabamento. O Pallas, como os demais modelos da família C4, tem o volante com o cubo fixo e o painel de instrumentos localizado na posição central. As peças têm plástico de boa qualidade e os encaixes são precisos.

O Chevrolet é mais tradicionalista. O novo grafismo do painel agrada, assim como os detalhes em cinza na parte central do painel. Os encaixes das peças, no entanto, apresentam algumas falhas devido ao plástico mais rígido.

A ergonomia, por sua vez, é satisfatória nos dois veículos. Todos os comandos estão à mão e é fácil encontrar a melhor posição para dirigir.

Desempenho - Quando aceleramos, a briga aperta. Mas o C4 volta a vencer. O motor 2.0 16V Flex é esperto nas acelerações e ganha velocidade facilmente. O conjunto mecânico tem ainda transmissão manual de cinco velocidades com engates ideais e um acerto de suspensão com ligeira rigidez, o que garante melhor dirigibilidade.

O motor 2.0 Flexpower do Vectra também é interessante, principalmente com o recente ganho de potência. No entanto, parece que falta fôlego nas retomadas em marchas mais altas. O câmbio manual de cinco velocidades é adequado e conversa muito bem com o motor. A suspensão, diferentemente do rival, tem um apelo mais macio, focando o público voltado para o conforto.

Por Marcelo Monegato - Diário do Grande ABC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Gerais - Clique Aqui
As últimas | Veículos
19/09/2018 | Volkswagen faz recall de uma unidade do Tiguan Allspace
19/09/2018 | Detran.SP leiloa 287 veículos na Grande São Paulo
18/09/2018 | Prefeitura de SP lança site para divulgar dados sobre acidentes de trânsito
As mais lidas de Veículos
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.