NOTÍCIA ANTERIOR
Prefeito Oswaldo Dias retorna a Brasília para discutir a PEC 351
PRÓXIMA NOTÍCIA
Começa hoje a Festa Junina de Mauá
DATA DA PUBLICAÇÃO 05/06/2009 | Cidade
Secretários do verde preparam projetos
Mauá e São Caetano querem mais educação ambiental; São Bernardo investe em vigilância.

Projetos e ideias para melhorar a qualidade das áreas verdes urbanas, compensação e educação ambiental estão sendo elaboradas por alguns dos gestores municipais que cuidam da pasta de Meio Ambiente. Apesar de a maioria dos planos ainda estar no papel, os secretários avaliam que durante a atual gestão o setor ganhará mais atenção por parte das prefeituras.

Para os próximos meses, o secretário de Meio Ambiente de Mauá, José Afonso Pereira, pretende colocar em prática projeto para reforçar a educação ambiental no município. O local para receber a futura escola será o Parque Guapituba. “Será um centro de pesquisas voltados para o conhecimento do meio ambiente. Vamos dispor de material e estrutura para isso.” Entretanto, Pereira ressalta que será necessário “correr atrás de recursos para tocar o projeto”.

Obras de educação ambiental também estão entre os projetos do secretário de São Caetano, Osvaldo Aparecido Ceoldo. Ele informou que até o fim do próximo ano pretende abrir uma nova escola de meio ambiente. O município já possui a Escola de Botânica, na estrada das Lágrimas. “Espaços já existem para a construção. Estamos conversando com a Secretaria de Educação para remodelar a educação ambiental da cidade”, revelou.

Ceoldo ainda não possui o local definido para erguer a nova unidade. Além disso, ainda este ano São Caetano poderá contar com o tratamento de 100% do esgoto. “Nossas obras para esse projeto já estão há alguns anos em andamento. Até o aniversário da cidade (28 de julho) poderemos contar com o serviço”, confirmou o secretário.

Em São Bernardo, os investimentos da atual gestão começaram logo nos primeiros cem dias de trabalho. O futuro secretário de Meio Ambiente (o cargo ainda precisa ser aprovado pela Câmara Legislativa), Giba Marson, criou a guarda ambiental com uma guarnição de 20 soldados que será ampliada para mais de 100 homens até o fim deste ano.

“A função da guarda é agir na prevenção de acidentes e degradações ambientais dentro do município”, explicou. Além disso, a vigilância na cidade será reforçada pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). “Técnicos irão monitorar áreas verdes e de preservação ambiental. Isso deve demandar mais de R$ 100 mil por mês, mas será uma forma mais ativa de conduzirmos a preservação do meio ambiente”, garantiu Marson. (RF)

Por Renan Fonseca - ABCD Maior / Foto: Divulgação/PMSC
Assine nosso Feed RSS
Últimas Notícias Setecidades - Clique Aqui
As últimas | Cidade
06/04/2020 | Atualização 06/04/2020 do avanço Coronavírus na região do ABC Paulista
03/02/2020 | Com um caso em Santo André, São Paulo monitora sete casos suspeitos de Coronavírus
25/09/2018 | TIM inaugura sua primeira loja em Mauá no modelo digital
As mais lidas de Cidade
Relação não gerada ainda
As mais lidas no Geral
Relação não gerada ainda
Mauá Virtual
O Guia Virtual da Cidade

Todos os direitos reservados - 2024 - Desde 2003 à 7718 dias no ar.